Em celebração ao início da temporada 2024 da pesca artesanal da Tainha, no próximo sábado (25), a partir das 18 horas, a Praça do Pescador, no bairro da Barra, em Balneário Camboriú, receberá diversas atividades culturais com o evento Sarau da Tainha.
A programação inicia com o projeto CineAgreste, onde serão exibidos quatro curtas metragens idealizados no município. Na sequência, microfone aberto para a leitura de poemas, lançamento da revista sobre surf, Flamboiar, além dos momentos tradicionais do evento com as histórias de pescador e distribuição de caldinho de peixe.
Para encerrar, a apresentação musical com o show Luas de Maio em DUO. Uma proposta criada pelos artistas Aline Vieira e João Sobral especialmente para o Sarau da Tainha.
Um repertório selecionado de canções autorais e de outros artistas da música popular brasileira para cantar histórias do mar, dos pescadores, da natureza e de elementos da cultura da nossa região. A apresentação de vozes e violões é contemplativa e convida o público para uma imersão no universo sutil da poesia, das memórias e do imaginário.
O projeto Sarau da Tainha é idealizado desde 2015 pelo coletivo Peixaria Cultural e tem como objetivo ocupar o espaço público com ações que disseminem a identidade cultural dos povos que vivem em torno da pesca artesanal, além de fortalecer a cultura autoral produzida no estado.
Esta edição especial é realizada através da Lei Paulo Gustavo por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o apoio da Fundação Cultural e Prefeitura de Balneário Camboriú.