O projeto de extensão Rede de Apoio e de Reabilitação para Pessoas com Afasia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) irá promover uma ação de conscientização alusiva ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), lembrado em 29 de outubro.
Este ano o governo sancionou o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) que também será lembrado no dia 29 de outubro, com a proposta de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento científico para prevenção e tratamento da doença.
A atividade na Univali será realizada no dia 30 de outubro, a partir das 9h, no pátio entre os blocos F2 e F4, no campus Professor Edison Villela – Itajaí.
O evento tem o apoio da Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAfas) e visa divulgar as causas, os sintomas e as formas de prevenção do AVC.
“A programação inclui a distribuição de material informativo e a venda de produtos alimentícios com o objetivo de arrecadar recursos para a AAfas. Teremos também uma roda de conversa e um karaokê com o intuito de estimular a linguagem e a ressocialização de pessoas com afasia”, explica a professora Denise Terçariol.
A afasia é um distúrbio de comunicação decorrente de lesões no cérebro ocasionadas, principalmente, por AVC e traumatismo cranioencefálico.
O projeto de apoio e reabilitação da Univali envolve acadêmicos e professores dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia, além do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada.
O projeto, criado em 2011, atende também casos de afasia progressiva primária, condição adquirida sem que haja um mal súbito que acometa o cérebro.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano. A professora Deise Baixo Duarte Furtado, do curso de Fonoaudiologia, coordenadora do projeto de extensão que assessora e dá apoio aos afásicos da região, comenta que o derrame causa mudanças imediatas e muitas vezes devastadoras na vida dos acometidos e das pessoas próximas a eles.
“Mesmo assim, ainda é uma doença negligenciada por muitos”, alerta.
Sobre a doença
O AVC ocorre quando uma obstrução nas artérias interrompe ou reduz o fornecimento de sangue para o cérebro, causando lesões temporárias ou permanentes. O acidente ainda é bastante confundido com outros problemas de saúde, por isso, é fundamental identificar corretamente os sinais e buscar imediatamente atendimento médico. Deve-se ficar atento ao início súbito de: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna; confusão, alteração da fala ou na compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.