A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú trabalha o ano todo divulgando a importância da prevenção, do autocuidado e do acolhimento, mas em outubro intensifica sua programação com palestras em escolas, construtoras, igrejas e instituições e participa de eventos para chamar toda atenção sobre a doença, que tem cura quando diagnosticada a tempo.
A abertura do Outubro Rosa aconteceu no dia 5, durante missa na Igreja Santa Inês.
‘Correndo por Elas’
Neste sábado (12), a Rede Feminina participa do ‘Correndo por Elas’, evento da Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCDE) e WOOHOO, que terá corridas de 5km, 10km e 3k, corrida Kids, na areia da Praia Central. A largada será na Barra Sul às 16h.
A presidente da Rede Feminina, Marisa Schmitt Kuehne disse que a equipe estará a postos divulgando, falando sobre prevenção, vendendo camisetas Outubro Rosa (para a manutenção da instituição) e a organização reverterá os valores das inscrições para a RFCC local.
Nesta reportagem a presidente da Rede, Marisa Kuehne fala sobre as atividades, atendimentos, parcerias, voluntariado e os diversos programas que são realizados pela instituição.
Em campanha há 14 anos
“A campanha Outubro Rosa foi lançada em 1990 na Califórnia. Em 2002 foi iluminado o monumento dos Pracinhas em São Paulo. Em 2008, o Cristo Redentor. Em Balneário Camboriú a campanha iniciou em 2010. Desde então, a Rede Feminina abraça essa causa com muita ênfase, é um momento para chamar mais ainda atenção das mulheres para fazer seu preventivo, porque o diagnóstico precoce salva vidas e esta é a nossa missão, a prevenção do câncer de mama e do colo de útero e isso já fazemos o ano todo, diariamente”.
Equipe de voluntárias
“Hoje temos 120 voluntárias atuando em vários setores da rede: setor do Ambulatório, setor Educação e Saúde; setor das Terapias, setor do Brechó, setor do Artesanato, setor dos Eventos, setor de Decoração, todas se envolvem, todas abraçam seriamente esta causa”.
Exames preventivos e terapias
“Temos uma adesão muito grande de exames na nossa Rede. Mensalmente fazemos cerca de 390 exames preventivos. De fevereiro até agora registramos 3.652 atendimentos ambulatoriais (exames preventivos) aqui na sede.
Só esse ano já realizamos 2506 atendimentos a pacientes oncológicos, através de terapias de apoio. Temos várias. O grupo de apoio Amor Maior, coordenado por uma equipe de voluntárias e de profissionais tem 159 pacientes em atendimento, todas em tratamento. Temos o reiki, a constelação familiar, auriculoterapia, yoga, acupuntura, alinhamento de chacras, projeto Florescer, um momento de muito depoimentos, irradiação energética, cantoterapia, arteterapia, reconstrução de auréolas etc. Fazemos visitas domiciliares quando a paciente não pode se deslocar. Doamos cestas básicas que ganhamos das madrinhas destas pacientes em tratamento.”
Profissionais voluntárias
“Também temos vários profissionais voluntários, como fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, médicas como a Dra.Kletlin, reumatologista, Dra Karine oncologista, Dra.Luciana dentista oncológica, tudo voluntárias, temos advogada, Dra.Francine que cuida do direito previdenciário de quem está em tratamento”.
Caminhada Rosa para todos
“Como acontece todos os anos, a Caminhada Rosa está marcada para o próximo dia 26, com concentração na praça Tamandaré e saída às 10 pela Atlântica, Alvin Bauer, Avenida Brasil, retornando pela Rua 1400, Atlântica e chegada na Tamandaré, onde seguiremos com várias atividades.
O evento será realizado junto com a Biomedicina da Uniavan.
Todos estão convidados para fazer parte deste evento de conscientização. Quem quiser participar, vá de rosa, leve balões rosa, vamos fazer essa movimentação para chamar atenção das nossas mulheres para a prevenção”.
Parcerias
“Temos parcerias importantes como o Sindilojas e o Sindimulher, para exames, porque às vezes as mulheres não conseguem atendimento no NAM ou no Posto Central, então encaminhamos para as clínicas Kozma e São Lucas, onde elas recebem desconto. Hoje temos novas parcerias, a Uniclin e a Gênesis, atrás do Banco do Brasil da Quarta Avenida. Há dois anos não fazemos mais o pedágio nas ruas, mas temos o Pedágio Virtual”.
Missão
“Nossa maior missão é o acolhimento humanizado, receber todas com amor e trabalhar com amor por todas”.