Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Fim de semana em Balneário Camboriú e região com teatro, festas de outubro e muita animação

17/10/2024 | Clic, Roteiro

Este fim de semana em Balneário Camboriú e região está recheado de atrações, como as festas de outubro, além de peças teatrais, shows e festas! O Página 3 reúne aqui as principais atrações da cidade e região. Acompanhe abaixo.

Variedades

Em busca do tesouro encantado

O espetáculo ‘Em busca do tesouro encantado’que será apresentado nesta quinta-feira (17), às 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, é um musical comemorativo ao Dia das Crianças. A entrada é gratuita. O ingresso será disponibilizado uma hora antes da apresentação. De autoria do ator e diretor Bub Razz, o espetáculo conta a história das aventuras de dois piratas, Capitão Catinga e Marujinho Samuel (pai e filho), que um dia foram de uma grande embarcação. Além de Bub, que interpreta Jack Catinga, estarão no palco Kah Kiel (Pirata Pérola), Stefany Bub (Pirata Esmeralda), Mirest Bub (Pirata Rubi) e Samuel Bub (Marujinho Samuel).

Projeto Margem

O coletivo OiA – Observatório de Interações no Ambiente lançou, nesta semana, o livro “Margem”, que reúne materiais em texto e imagem que contam parte da história da relação do Rio Camboriú com a sociedade e a construção das duas cidades banhadas por ele. Neste sábado (19), às 15h, uma roda de conversa acontecerá na casa Linhares, no Bairro da Barra, para ampliar o diálogo com a comunidade local.

Protocolo Grace

Como se dá o procedimento de construção da verdade? É a verdade um ponto de vista? É o ator um manipulador da verdade? Esses e outros questionamentos serão abordados no espetáculo realizado pela Duo Dellarte Cia. Artística, estrelado pela atriz e dramaturga Melize Zanoni. “Protocolo Grace”, que estreia neste fim de semana (em cartaz de 18 a 20/10, às 20h), no Teatro Municipal Bruno Nitz, com entrada gratuita (ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo). A peça tem incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura, PIC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina e patrocínio da Celesc.

Portuário

No sábado (19), em Itajaí, o projeto PORTUÁRIO, realizado pela des editora, acontece a oficina “demandas e estratégias de circulação de edições independentes a partir de belém do pará”, com o artista nortista Thiago Kazu. O evento ocorre ao longo de todo o dia, das 9 às 18 horas, com pausa para o almoço, na Casa da Cultura Dide Brandão. Durante as atividades, é servida uma mesa com café e alguns lanches. Gratuita e acessível em Libras (sob demanda), a formação busca partilhar experiências sobre circulação de edições independentes, debatendo e identificando as dificuldades e demandas na circulação e distribuição de livros, seja na cidade catarinense ou na capital paraense. As inscrições devem ser feitas virtualmente, por este link (clique aqui), até sexta-feira (18).

Festival Corujinha

O festival dedicado a crianças e jovens, 11o Corujinha, iniciou quarta-feira (16) e segue até dia 27, com sessões agendadas em Balneário Camboriú e também em Jaraguá do Sul e Itajaí. Em Balneário o evento ocorre na Arthousebc (Rua São Paulo, 581, Bairro dos Estados). O festival é dedicado ao público infantil e juvenil, com atividades matutinas e vespertinas onde serão exibidos filmes nacionais e internacionais gratuitamente. Além disso, crianças e jovens poderão ouvir músicas, aproveitar uma seleção de fotografias e ler livros que dialogam com seu universo. A entrada é gratuita e as sessões de cinema ocorrem de acordo com a programação, abertas ao público em geral que acontecem em Balneário Camboriú na Arthousebc (Rua São Paulo, 581, Bairro dos Estados), mas também a partir de agendamento para rede municipal e estadual de ensino, entidades, associações, escolas e público em geral. Confira a programação completa aqui.

Marejada

O último fim de semana da 35ª Marejada terá uma programação agitada. Além de mais de 20 apresentações musicais, brinquedos radicais, variedade gastronômica e chope gelado, o evento receberá a 5ª Regata Marina Itajaí Marejada. A maior festa do pescado do Brasil abre das 11h à meia-noite no sábado (19), já no domingo (20), último dia do evento, funciona das 11h às 22h. A 5ª Regata Marina Itajaí Marejada deve reunir mais de 150 velejadores e cerca de 30 barcos. A largada da competição acontece no domingo (20), a partir das 12h, em frente ao Centreventos. A chegada dos veleiros está prevista para às 17h, quando ocorrerá a cerimônia de premiação e confraternização das equipes como parte da programação da festa.

Oktoberfest

A festa mais famosa da região e uma das mais tradicionais do Brasil, a Oktoberfest, que acontece no Parque Vila Germânica (Rua Alberto Stein, 199 – Velha), terá duração de 19 dias, com o objetivo de celebrar a cultura e tradição germânica. Na Oktoberfest Blumenau um dos destaques também é a gastronomia e opção é o que não falta. São mais de 150 pratos tradicionais germânicos. O cardápio pode ser conferido aqui (clique aqui). Já a programação diária da Oktober pode ser conferida através deste link, com diversas bandas tradicionais e também shows nacionais nos camarotes. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento (oktoberfestblumenau.com.br).

Fenarreco

A Fenarreco, que acontece no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Rua Gentil Battisti Archer, s/n – Centro), é a maior festa de Brusque e uma das maiores festas de outubro de Santa Catarina. A gastronomia típica é a atração principal do evento, que é regado a chope gelado e embalado pelo som das músicas germânicas. O prato principal é o marreco recheado com repolho roxo. Os visitantes podem aproveitar brincadeiras tradicionais, como o chope em metro, corrida do tamanco, serra-serrador e corrida do saco. Outra atração são os grupos folclóricos, que mostram, por meio da música e da dança, a tradição e a cultura germânica dos imigrantes. Em 11 dias, mais de 30 bandas subirão ao palco para animar o público, desde às 11h até a madrugada. A entrada da Fenarreco é gratuita todos os dias.

Festival do Camarão

O 9º Festival do Camarão inicia nesta sexta-feira, dia 11, em Porto Belo. A programação segue até o dia 20, na Praça da Bandeira, com uma programação diversificada e entrada gratuita. O evento contará com shows nacionais, atividades culturais e, claro, gastronomia local. A festa destaca o camarão em diferentes formatos de alimento, como porções ou pratos. Para isso, 10 restaurantes estarão na Praça da Bandeira, local do evento, para apresentar o ingrediente em suas mais variadas versões.

Retratos Negros

A exposição Retratos Negros está no Museu Histórico de Itajaí. É a primeira exposição individual do artista visual itajaiense Robson Ricardo Barbosa, o Ilustrablack e traz nove retratos de pessoas negras itajaienses feitos pelo artista utilizando a técnica de ilustração digital. Fica aberta para visitação até o dia 16 de novembro.

Feiras pela cidade

Balneário Camboriú conta com diversas feiras que acontecem durante os finais de semana, na Praça da Bíblia e na Rua 200 aos sábados e na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, aos domingos.

Passeio Bier Fest

O Passeio San Miguel, o primeiro boulevard de Balneário Camboriú, está em clima germânico! Até domingo (20), o local realiza o Passeio Bier Fest, para celebrar a cultura alemã, com direito a menus exclusivos preparados pelas operações gastronômicas, presença da cervejaria Marchand que estará com stand próprio para o público aproveitar o melhor chopp, além de programação musical – com direito a tradicional bandinha alemã Die Lustigen Musikanten e seu repertório que todos conhecem – e ainda muita interação com o público. A entrada é gratuita. O Passeio San Miguel oferece estacionamento próprio e música ao vivo todas as noites. Mais informações podem ser conferidas no Instagram @passeiosanmiguel ou no site passeiosanmiguel.com.br.

Porão Comedy Club

Nesta quinta (17) no Porão, que fica na Quarta Avenida, no Centro de BC, tem As Aventuras de Darci e Moriel Costa; na sexta (18) Só 1 Segundinho e no sábado (19) O Gaúcho e o Catarina. Os shows iniciam sempre às 20h30. Ingressos pelo site Sympla.

Vida noturna

SHED Club

Nesta quinta (17) tem o Quintal SHED, o happy hour do club, que inicia às 20h com Grupo Presença + Sem Abuso; já na sexta, dia 18, tem Diego Riuz + Léo e Gian. No sabadão, dia 19, tem Leo Rodriguez e Luciana Arouca. É diversão na certa! Para mais informações e reservas de mesas e camarotes, acesse www.shedclub.com.br. Ingressos antecipados são vendidos na hora. A dica é chegar cedo e assim evitar filas. A SHED Club abre às 22h nas sextas e sábados e 20h na quinta, com o Quintal SHED.

The Grand

Nesta quinta (17) na TG tem a party Luau, já na sexta (18) No Fluxo – Baile Funk, no sábado (19) Bagunça com pop, funk & hits e no domingo (20) Grand Summer, com entrada free a noite toda. A programação completa do findi e mais informações podem ser conferidas no Insta da TG – @thegrandbalneario.

The Bunker 663

O pico mais Rock and Roll de BC é o Bunker, que fica na Rua 1.822, no Centro de BC. Esta sexta (18) será com a banda Hat Stealers tocando clássicos do rock internacional dos anos 70 aos 2000. Já no sábado (19) Gritando HC + Bandas – Especial 30 anos, com a participação das bandas Mustaphorius do PR, Norte Cartel do RJ e as bandas locais Fatal Blow e Bizibeize. +informações pelo Instagram @bunker.663.

Você está sabendo de algum evento que vai acontecer, quer divulgar gratuitamente o seu evento (peça de teatro, oficina artística, exposição…) ou a agenda da sua casa noturna nesta coluna? Envia para a reportagem do Página 3 via WhatsApp (47) 9.9923-4298.

Memórias Vivas do Mar traz belas fotos da maricultura em Bombinhas

Memórias Vivas do Mar traz belas fotos da maricultura em Bombinhas

O projeto Memórias Vivas do Mar, com fotografias sobre a maricultura em Bombinhas, produzidas por Alvaro Fiore, Clarissa Herrig e Esteban Montecinos, com de Lucila Horn, conta um pouco da realidade dessa importante atividade naquele município. O livro, “Memórias Vivas...

Leia também

Memórias Vivas do Mar traz belas fotos da maricultura em Bombinhas

O projeto Memórias Vivas do Mar, com fotografias sobre a maricultura em Bombinhas, produzidas por Alvaro Fiore, Clarissa Herrig e Esteban Montecinos, com de Lucila Horn, conta um pouco da realidade dessa importante atividade naquele município. O livro, “Memórias Vivas...