A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi homenageada em Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú na noite de segunda-feira (18). A solenidade, alusiva aos 60 anos da instituição, foi proposta pelo vereador André Meirinho, que ingressou na instituição aos 17 anos e participou do movimento estudantil. A sessão foi marcada por homenagens e pela entrega de Moções de Congratulação.
O vereador André Meirinho destacou que é muito importante celebrar os 60 anos da Univali, pois é uma história que caminha em paralelo com a de Balneário Camboriú, que também tem 60 anos, mesmo que a sede de Balneário tenha vindo só nos anos 90.
“Mas caminham em paralelo, pela contribuição na vida de muitas pessoas, tantas que se formaram na Univali. Mudou a vida de cada um, o que é o foco da educação e do ensino superior, fora uma série de outras contribuições de ensino, pesquisa, ações específicas como o Conselho de Relações Internacionais e Federativas do curso de Relações Internacionais, as contribuições do curso de Arquitetura e Urbanismo nas audiências públicas, o comitê do Rio Camboriú que tem participação de professores da Univali, a questão de Taquarinhas onde atuaram conosco, o programa de pós-graduação para servidores da Câmara, que também é muito importante”, disse.
Meirinho destacou também que, a partir de 2025, a Câmara de BC vai ter o programa Parlamento Universitário, e aproveitou a ocasião para convidar a Univali para integrar.
“Vai ser mais ou menos como funciona a Câmara Mirim, mas com jovens. O edital vai valer a partir do ano que vem. A informação que tive com a ABEL – Associação Brasileira de Escolas do Legislativo é que Balneário vai ser a primeira cidade a ter o Parlamento Universitário. Pegamos a ideia da Assembleia Legislativa do Paraná e adaptamos para o município. Espero que continue havendo essa parceria da Univali com a administração pública, município e Câmara, porque a instituição tem muito a contribuir”, completou.
O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, destacou que Balneário Camboriú foi o terceiro município de Santa Catarina a receber um campus da Univali durante o processo de expansão na década de 90 e que, desde então, já formou cerca de 15 mil egressos no município.
“Balneário Camboriú é uma cidade acolhedora, inovadora e vibrante, que tem no turismo a principal força motriz da sua economia, fortalecida também pela construção civil, pelo comércio e pelo mercado de eventos e entretenimento. Alinhada com as demandas do município, a Univali oferta formação em todas as áreas do conhecimento, bem como atende às inúmeras necessidades do mercado por meio de projetos de prestação de serviços e de extensão que incluem atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, assessoria jurídica, desenvolvimento de pesquisas que solucionam problemas regionais e programas de capacitação profissional para a população de baixa renda. No ano em que a Univali e Balneário Camboriú completam seis décadas é uma honra receber essa homenagem em reconhecimento a nossa história”, declarou.
A vereadora e também prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destacou a importância da instituição para o município e para toda a região e disse que se sentiu muito honrada e feliz por participar da solenidade que reconhece a relevância da Univali para a educação de Santa Catarina, bem como para a área social por meio dos diversos serviços que realizada.
“É uma instituição que faz parte da história de muitas famílias como é o caso da minha, visto que eu e minha filha somos atualmente alunas da Univali. Tenho certeza que a parceria com o poder público será sempre fundamental para que a excelência da instituição siga impactando no desenvolvimento do nosso município”, afirmou.
Em seus pronunciamentos, os vereadores Nilson Probst, Alessandro Kuehne ‘Teco’ e Eduardo Zanatta também salientaram a importância da implantação da Univali para o município.