Nesta semana, aconteceu a primeira reunião da Frente Parlamentar do Corredor Litorâneo Norte, liderada pelo deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva, de Balneário Camboriú, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A prefeita eleita de Balneário, Juliana Pavan, participou do momento, que reuniu autoridades e representantes de diversas entidades, como a Fiesc, Fetrancesc e Amfri, para discutir a criação da via alternativa à BR-101.
A proposta de construir essa nova rota, que visa desafogar o tráfego da BR-101, tem um orçamento estimado em R$ 36 milhões e prevê 145km de extensão.
Juliana Pavan usou da palavra no encontro, e reforçou a relevância do tema, especialmente para Balneário Camboriú, cidade turística que enfrenta um aumento significativo de visitantes durante a temporada de verão.
Ao Página 3, a prefeita eleita disse que o momento foi muito importante e que a obra precisa acontecer, pois é ‘muito necessária’.
“Mencionei no encontro quanto tempo as pessoas levam para vir e sair de Balneário Camboriú, e o quanto às vezes é complicado transitar na nossa região, e a necessidade de agilizar o processo, há uma necessidade urgente da execução dessa obra, principalmente pela dimensão dela, que é ampla”, explicou.
Juliana salientou que o deputado Carlos Humberto a convidou e que lá também estava o deputado Napoleão Bernardes, que faz parte da frente parlamentar, e que ela fez questão de participar já que estará prefeita nos próximos quatro anos e pretende acompanhar de perto o andamento do projeto.
“Eu coloquei no meu Plano 55 a importância desse pleito. Estou apoiando o deputado Carlos Humberto nisso, e na reunião eu vi ainda mais a importância. Precisa sair o projeto e depois a obra em si, que vai sair depois de muito empenho. É uma obra prioritária para a região norte que passa por engarrafamentos constantes, dificuldade de acessos e falta de segurança, precisamos rever essa situação porque a economia das cidades está sendo afetada. Estiveram presentes prefeitos da região, e todos nós sentimos a necessidade da obra. Estarei cobrando o projeto e a execução, deixei isso muito claro”, acrescentou.
Além de Juliana Pavan, participaram do encontro o vice-prefeito eleito, Nilson Probst (MDB); e os vereadores Alessandro ‘Teco’ (DC), Marcos Kurtz (Podemos) e Aldemar ‘Bola’ Pereira (PSD).
Saiba mais sobre a obra
Foi autorizado nesta semana, pelo Governo de Santa Catarina, o início dos projetos para viabilizar a construção da rodovia estadual paralela à BR-101, que tem como foco a redução do tráfego de veículos e cargas pesadas entre a Grande Florianópolis e o Norte do estado (faixa que concentra 60% da população de SC).
O Corredor Litorâneo Norte, também chamado de Via Mar, terá 145km, entre Joinville e Biguaçu. Não há prazo para início das obras.
A obra foi dividida em cinco lotes e o governador Jorginho Mello assinou a ordem de serviço dos projetos executivos de quatro deles (entre Joinville e Itajaí). A construção será viabilizada por meio de Parceria Público Privada (PPP).
O projeto, cujos estudos de viabilidade já foram concluídos em 2022, prevê um traçado com o custo total estimado em R$ 6 bilhões, conectando Joinville a Biguaçu, passando pelo Contorno Viário da Grande Florianópolis.