A prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, disse ao Página 3 na manhã desta terça-feira (22) que está aguardando a confirmação de uma reunião com o atual prefeito, Fabrício Oliveira, na sexta-feira (25), para tratar da transição entre governos. Juliana também aguarda a votação de um projeto na Câmara de Vereadores que poderá permitir o aumento da equipe de transição – com mais três pessoas nas áreas de Segurança, Social e Emasa.
Segundo Juliana, Fabrício lhe enviou mensagem na última semana, onde falou sobre a transição governamental. “Não teve parabéns, nada… só falou da transição. Ele se colocou à disposição para dar andamento na transição e disse que qualquer dúvida, estarei à disposição. Eu solicitei um encontro no gabinete, pois tanto eu quanto o meu vice, Nilson Probst, queríamos divulgar a nossa equipe de transição escolhida. O prefeito respondeu que nesta semana teria um encontro familiar fora da cidade, mas que o David [‘Labarrica’] estaria, mas eu preferi aguardar a volta dele”, explicou.
O prefeito solicitou que a reunião entre eles aconteça nesta sexta-feira (25), mas o horário do encontro ainda não foi confirmado. A equipe de Juliana está buscando informações sobre isso e, após a reunião (caso aconteça), a ideia é começar encontros com coordenadores de cada área.
“Eu não poderia esperar para divulgar os nomes de minha equipe de transição, pois estavam cobrando isso. Gostaria de pontuar que minha equipe de transição é formada por pessoas capacitadas, com perfil técnico direcionado para cada área. Eu acho que deveria ter representantes para todas as áreas, como cultura, Emasa, segurança… e não tem, são direcionadas somente para 7 áreas”, comentou Juliana.
Diante disso, vereadores do PSD solicitaram alteração na lei vigente, com a inclusão de mais três pessoas na equipe de transição, que responderiam por segurança, social (para ficar amplo e atender áreas como cultura e idoso, por exemplo) e Emasa.
“O presidente já colocou na pauta, tomei conhecimento disso, e espero que seja aprovado, lembrando que essas pessoas nomeadas para a transição não recebem por isso, é um trabalho voluntário. Estamos aguardando e, se for sancionado, liberaremos esses outros três nomes, mas já fizemos ontem (segunda-feira, 21) a primeira reunião da equipe de transição, somente a minha equipe, pois ainda não sei quem é a do governo”, acrescentou Juliana.
MP NA ÁREA
A prefeita eleita salientou que ela e sua equipe estão buscando diagnósticos e ter acesso às informações estratégicas sobre a gestão municipal para planejar as primeiras medidas da nova gestão.
O promotor Jean Michel Forest enviou um documento para o prefeito em exercício e para ela, porque o Ministério Público vai acompanhar o processo de transição. “E isso é muito importante. Eu, sinceramente, me coloco à disposição 100% do MP, para que tenhamos um momento de transição tranquilo e ágil, para buscar todas as informações possíveis de contratos, serviços essenciais, licitações – que não são poucas, inclusive muitas ocorreram nas últimas semanas, o que nos chamou a atenção, porque não estamos parados, estamos buscando solicitações e estamos vendo uma movimentação”, informou.
SITUAÇÃO FISCAL
Juliana disse que ‘não quer alarmar ou assustar a população’, mas que a situação é preocupante. Enquanto eu era vereadora já tinha conhecimento e o que nos cabe nesse momento é fazer o choque de gestão para reorganizar e atender as prioridades do momento. É uma tarefa árdua no sentido de captar informações, mas estou feliz por ter sido eleita pelo povo, e isso traz uma responsabilidade muito grande. O que estiver ao meu alcance para fazer uma excelente gestão, para atender a todos, é óbvio que vou fazer, porque foi o compromisso que assumi – trazer gestão humanizada, com comprometimento de toda equipe, onde todos possam realmente ser assistidos, com valorização e comprometimento com a verdade, uma gestão transparente e de excelência para os próximos 4 anos. Muitos desafios virão, já estão vindo, mas eu estou preparada para encarar e fazer uma belíssima gestão, algo que a nossa cidade merece”, completou.