Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Vereadores reeleitos de Balneário Camboriú antecipam qual projeto pretendem apresentar na nova legislatura

09/10/2024 | Clic, Eleições

Dos 19 vereadores eleitos no último domingo para o Legislativo Municipal, 10 foram reeleitos – Victor Forte (PL) – 2888 votos, Eduardo Zanatta (PT) – 2568 votos, Kaká Fernandes (PL) – 2274 votos, Asinil Medeiros (PL) – 1831 votos, Anderson Santos (PL) – 1676 votos, Marcelo Achutti (MDB) – 1396 votos, Cristiano José dos Santos (PSD) – 1290 votos, Marquinho Kurtz (Podemos) – 1205 votos, Elizeu Pereira (MDB) – 1110 votos e Alessandro Kuehne ‘Teco’ (DC) – 1000 votos. 

O jornal procurou todos para uma nova apresentação aos eleitores e para que antecipem qual projeto que não conseguiram levar para a Câmara e que pretendem apresentar na nova legislatura. Acompanhe abaixo.


(Divulgação)

Victor Hugo Silva Forte (PL) 2888 votos

Ele nasceu no Hospital Santa Inês em Balneário Camboriú há 27 anos. É bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, onde foi vice-presidente e presidente do Centro Acadêmico Rui Barbosa – CARB. Foi vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Ariribá no período 2018-2021. Atualmente é Presidente Estadual do PL Jovem de Santa Catarina. Eleito com 1.119 votos nas eleições de 2020, é o vereador mais jovem da história do Legislativo. Reeleito nas eleições de 2024 com 2.888 votos.

“Mais do que fazer leis, muitas vezes fora da realidade, penso que o meu papel como vereador é também estar perto das pessoas, ouvindo elas, vivendo a realidade delas. Só assim posso exercer meu mandato com propostas e ações que realmente sejam necessárias para quem vive a cidade, não apenas ideias que saem da cabeça do vereador e que muitas vezes são apresentadas por questões de ego, não de necessidade de fato. 

Quero dar continuidade a iniciativas que me permitem ficar na rua, ao lado de quem precisa. Vou dar continuidade ao Gabinete Móvel, onde encontro pessoas de todos os bairros com a nossa kombi e também a novas ações para ouvir os moradores, sejam eles jovens ou idosos. Menciono os idosos porque eles correspondem a mais de 30% da nossa população local e muitas vezes são deixados de lado. Eu quero abraçar ainda mais eles e trazer eles pro centro das discussões. Em meu primeiro mandato, fui o vereador mais jovem da história da cidade e isso não me impediu de estar próximo daqueles moradores com mais idade e mais experiência. 

Acredito que, no fim das contas, a política é isso: uma troca de ideias com diferentes perfis para que juntos a gente transforme a realidade para melhor”.


(Divulgação)

Eduardo Zanatta (PT) – 2568 votos

Tem 39 anos, nasceu em Chapecó e mora em Balneário Camboriú desde que tinha três anos de idade. É Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e especialização em Filosofia Política pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

“Sempre fui envolvido na política. Comecei no movimento estudantil universitário, contribuí para a construção das políticas de juventude durante o governo Dilma, e por quase 8 anos fui assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Estou indo para o meu segundo mandato.

Estamos construindo um projeto de lei para a compensação da emissão de carbono na construção de grandes empreendimentos em Balneário Camboriú, ouvindo construtoras, trabalhadores, ambientalistas e a comunidade. Além disso, saio da campanha comprometido a discutir a questão da moradia em nosso município. 

Não temos como pensar em desenvolvimento da cidade se ela continuar a ser excludente. não só construiremos projetos para a população trabalhadora, mas também buscaremos trazer os programas federais para a nossa cidade, como o Minha Casa Minha Vida. 

A defesa da ampliação de linhas, rotas e horários no transporte coletivo com tarifa zero também é uma prioridade, principalmente nos bairros”.


(Divulgação)

Kaká Fernandes (PL) – 2274 votos

Carlos Souza Fernandes, conhecido como Kaká Fernandes, natural de Santos, morador de Balneário Camboriú há mais de 40 anos. Empresário, cristão, casado com Janaína, pai da Gabriela e da Milena. Eleito em 2020 para seu primeiro mandato de vereador.

“Já fiquei registrado na história como o vereador que mais trouxe recursos para Balneário Camboriú, no montante de mais de R$ 10 milhões, para diversas áreas. 

Além do engajamento no esporte, carrego um compromisso: a defesa dos direitos das pessoas com autismo, pois vivo a causa, como um pai que recebeu o diagnóstico de minha filha mais nova.

Criei a Lei Municipal nº 4757/2023, que Instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, a Lei Municipal nº 4774/2023, que dispõe sobre o prazo de validade de laudos médicos periciais que atestam Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras deficiências, tornando o laudo permanente.

Além da legislação, consegui o valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para viabilizar o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, para atender gratuitamente a população infantil da cidade, de 03 a 12 anos e nível 1 e 2 de autismo, no contraturno escolar.

Meu compromisso para o próximo mandato é zerar a fila em nosso município de pessoas com autismo, trazendo mais recursos para a construção da Casa do Autista 2.

Outro compromisso firmado, é de trazer recursos para a construção de uma pista de atletismo, pois nossos atletas de alto rendimento não tem local adequado para seus treinamentos”.


Anderson com sua mãe (Divulgação)

Anderson Santos (PL) – 1676 votos

“Nasci em Blumenau, em 01/08/1983, sou filho de Maria Terezinha dos Santos e Celso Bernardino dos Santos. Casado com Vanessa Correia, pai de Bernardo, Maria Clara e Miguel e pai de coração de John Victor e Jennifer. Iniciei no mercado de trabalho aos 16 anos como estagiário na empresa têxtil Rovitex Malhas, onde cheguei a atuar como supervisor comercial e comprador. 

Aos 22 anos, me formei em Relações Públicas pela Uniasselvi (Indaial). Me mudei para Balneário Camboriú em 2004, representando a empresa na qual trabalhava em Blumenau, na área da construção civil. Me profissionalizei na área imobiliária e logo me tornei corretor de imóveis. 

Minha primeira experiência no setor público foi em  2015 quando assumi como assessor parlamentar do atual prefeito Fabrício Oliveira, durante o período que este foi deputado federal. Com a eleição de Fabrício Oliveira para prefeito, fui gestor da COSIP (Empresa Administradora da Iluminação Pública de Balneário Camboriú).

Em 2019, assumi o cargo de subprefeito da Região Sul de Balneário Camboriú (Barra, Nova Esperança, São Judas Tadeu, Bandeirantes, Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro, Estaleirinho).

Fui filiado ao Podemos em 2019 e concorri ao cargo de vereador em 2020 o qual fui eleito com 1.063 votos. 

Em abril de 2024 me filiei ao PL, partido no qual disputei as eleições municipais novamente como candidato a vereador, dessa vez eleito com 1.676 votos. 

Para a próxima legislatura quero apresentar um projeto que considero muito importante e que já está entre as minhas propostas de campanha, que é sobre a Economia da Verba Pública. 

Esse projeto consiste na criação de Emendas Parlamentares vinculadas a economia dos gabinetes. Todos os anos a câmara de vereadores deve fazer a devolução dos valores recebidos pelo poder executivo e que não foram gastos. Com esse projeto, esses valores voltam ao executivo como uma destinação específica indicada por cada vereador. O vereador que tiver a maior economia em seu gabinete poderá destinar um valor maior dessa verba que poderá ser aplicada em saúde, educação, infraestrutura e outras áreas. Isso irá estimular a economia pelos gabinetes e proporcionará a cada um dos vereadores a possibilidade de destinar para o seu bairro ou região essa verba de forma impositiva”.


(Divulgação)

Marcelo Achutti (MDB) – 1396 votos

“Nasci em Balneário Camboriú no dia 21 de janeiro de 1979. Iniciei minha trajetória política em 1996, como Diretor Administrativo da Prefeitura de Balneário Camboriú, onde também atuei em outras pastas da administração pública, como secretário da Educação, secretário da Administração, Superintendente do FUNSERVIR e Gestor do Fundo Municipal de Saúde. 

Em 2012, concorri pela primeira vez ao cargo de vereador, ficando como primeiro suplente e assumindo como vereador entre 2015/16. 

No pleito de 2016, me elegi vereador com 1.248 votos. Me elegi em 2020, com 1.203 votos, o segundo mais votado. Eleito em outubro de 2024 para o quarto mandato na Câmara de Balneário Camboriú. 

A diminuição dos privilégios dos poderes Legislativo e Executivo e do melhor aproveitamento do dinheiro público, são bandeiras que defendo desde o primeiro mandato, conseguindo ter aprovado leis como a que reduziu o recesso parlamentar e também defendo que seja reduzido o número de vereadores na casa legislativa”.


(Divulgação)

Elizeu Pereira (MDB) – 1110 votos

Nasceu em 11 de outubro de 1968, em Balneário Camboriú. Começou a trabalhar desde cedo, aos 15 anos, ajudando os pais Thomas Victor Pereira e Maria Pereira nas atividades da agricultura e pecuária. É casado com Jucineide Martins Pereira, com quem tem dois filhos, Katieli Pereira e Thomas Victor Pereira. Atua há muitos anos na área de festas e eventos, e também no comércio na orla da praia de Balneário Camboriú.

“Entre 2006 e 2009, presidi a Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança por dois mandatos. Em 2008, disputei as eleições para vereador e conquistei a vaga de 1º suplente. Logo depois, assumi a função de diretor de Obras da Região Sul do município.

No pleito de 2012 recebi 2.189 votos, sendo o segundo candidato a vereador mais votado de Balneário Camboriú. Exerci o mandato legislativo até setembro de 2014, quando assumi a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Fui nomeado para ser o primeiro sub-prefeito da Região Sul em 23 de fevereiro de 2015, cargo em que permaneci até maio do mesmo ano, e retornei no governo atual, onde permaneci até este ano de 2024. 

Nas eleições de 2016, me elegi para meu segundo mandato como vereador com 1.074 votos, e então em 2021-2024 com 1.127 votos. 

Novamente, agora, com 1110 votos, para a nova legislatura. 

Sobre projetos, entre vários que conseguimos, realmente a base de bombeiros da região sul é  ainda uma luta  importante, continuarei nesta busca com o Executivo e o estado”.


(Divulgação)

Alessandro Teco (DC) – 1000 votos

“Sou Alessandro Kuehne, nascido em Balneário Camboriú no ano de 1977, cidade onde sempre residi e onde constitui família. Sou casado com Adriane Marquesin Kuehne e pai da Hadassa e da Rebecca. Sou filho de Agenor Kuehne (in memorian) e Jussara Santos Kuehne, ambos servidores públicos municipais aposentados. Formando em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e pós-graduado em nível de especialização em Administração Pública, pela UniFECAF.
 
Quantos mandatos legislativos?

Em 2016 concorri pela primeira vez para as eleições municipais de vereador, alcançando a 2ª suplência com 829 votos. Meu primeiro mandato foi conquistado nas eleições em 2020, quando fui eleito vereador para o período de 2021-2024 com 606 votos. 

Neste último pleito eleitoral obtive a reeleição pelo Partido Democracia Cristã para a Legislatura 2025-2028 com 1.000 votos.

Uma pauta importante que defendi desde o início de meu mandato foi a questão da perturbação do sossego, que teve sua primeira ação com a realização de uma reunião pública. Estarei avançando neste tema com o novo Plano Diretor, propondo ações para uma solução que venha de encontro com os anseios da comunidade. 

De igual forma devemos ampliar a discussão sobre a mobilidade urbana, tema que também atuei neste primeiro mandato, principalmente referente a melhoria e ampliação da infraestrutura da rede cicloviária da cidade e também na implantação de infraestrutura para a recarga de veículos elétricos em locais públicos.

Na área do esporte aproveitarei este novo mandato buscando melhorias para a formação e treinamento de nossos atletas. Nossa cidade precisa de estrutura própria que corresponda com a qualidade e representatividade de nossos atletas nas mais variadas modalidades esportivas.

Outro ponto importante que devemos levar adiante se refere a melhoria da estrutura dos logradouros públicos, como por exemplo a instalação de bebedouros públicos. Buscaremos ações para fomentar ainda mais nosso turismo, devido a nossa sazonalidade, precisamos aproveitar toda estrutura que nossa cidade oferece na baixa temporada.


Nota da Redação: Os vereadores reeleitos Asinil Medeiros, Marcos Kurtz e Cristiano José dos Santos não enviaram suas respostas, mas se o fizerem, esse texto será atualizado.

Camionete sofreu incêndio em Camboriú

Camionete sofreu incêndio em Camboriú

Uma camionete Fiat/Strada sofreu um incêndio, na quarta-feira (20), na Rua Monte Stanley, no Bairro Monte Alegre, em Camboriú. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu por volta de 14h20. Quando os bombeiros chegaram no local, perceberam que a camionete já...

Leia também