O programa Unimed nas Escolas levou nesta semana ensinamentos de primeiros socorros a professores e alunos de Balneário Piçarras e de Barra Velha, integrando os eventos de aniversário de emancipação desses dois municípios.
Na segunda-feira, os ensinamentos ocorreram na Escola Alexandre Guilherme Figueiredo, para 120 alunos do ensino médio.
Na quarta-feira, a equipe do Unimed nas Escolas compareceu ao colégio Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar, em Penha, onde 130 alunos receberam o treinamento.
Foram as duas últimas etapas de um calendário anual que contempla as 13 cidades onde a Unimed Litoral atua: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú.
Os alunos aprendem como reagir nos casos de reanimação, trauma, sangramento, engasgamento, convulsão, choque elétrico e afogamento; até a chegada do socorro especializado.
Estudantes mais jovens, recebem orientações sobre como lavar corretamente as mãos, um dos atos mais valorizados por profissionais de saúde para evitar doenças.
As aulas presenciais são complementadas com vídeos sobre cada tema específico, que podem ser acessados neste link site.unimedlitoral.com.br/uniescolas.
“Fechamos com sucesso este terceiro ano do Unimed nas Escolas, um programa de responsabilidade social, esperando que algum dia o que essas meninas e meninos aprenderam possa fazer diferença em suas vidas”, destacou o presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto João D´Ávila.
O Unimed nas Escolas será retomado em 2025, com datas ainda pendentes de definição.