A cantora Susi Brito está preparando um show inédito, “Por Ela Mesma”, fruto de 15 anos dedicados a sua paixão pela música, que será apresentado no dia 11 de outubro, às 20h30, no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Susi Brito iniciou na música aos 37 anos, pois queria cantar, nem que fosse uma única vez na vida para se sentir viva e realizada.
“Hoje tenho consciência que sou uma das cantoras e compositoras mais ativas do Vale do Itajaí, reconhecida em 2022 com uma moção de congratulação pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
O começo
O primeiro show intitulado “Tributo a Elis Regina”, apresentado aos amigos, na cidade de Balneário Camboriú, aconteceu em 2009.
Logo em seguida foi aprovada no processo seletivo do Conservatório de Música Popular de Itajaí. Nesse mesmo ano ela se uniu ao grupo “Boca de Siri” e gravou “um DVD ao vivo no Teatro Municipal de Itajaí.
“Em 2013, na minha cidade natal Assis Chateaubriand-Pr, gravei ao vivo o show Tributo a Elis Regina na noite do lançamento do livro “Chatô” de autoria do meu pai Ademir Brito, a quem prestei uma homenagem em 2014, lançando no Teatro Municipal de Balneário Camboriú o CD “Susi Brito Seresteira” com recursos da LIC de Itajaí’, destacou.
Em 2016, veio o primeiro CD autoral “Minhas Escolhas” que recebeu Menção Honrosa no Prêmio dos 100 melhores da Música Brasileira do mesmo ano.
O segundo álbum autoral em parceria com Josias Pimentel chamado “Temporais” foi lançado nas plataformas digitais em março de 2023, com as participações Jaques Morelenbaum, Allegre Correa, Bebê Kramer, Sandro Haick e Sergio Coelho. Ambos gravados com recursos da LIC de Balneário Camboriú.
“Os trabalhos autorais me permitiram participar do Palco SC Mostra de Música de Santa Catarina em 2017, por duas vezes da Mostra de Compositoras Catarinenses no Ciclo Sonora Internacional de Compositoras em Florianópolis, participar como finalista e também como convidada de alguns Festivais da Canção de Balneário Camboriú, do Festival de Música de Itajaí-SC em 2021, por duas vezes do Festival Aldo Krieger de Brusque e circular em 2023 e 2024 por Santa Catarina com o projeto “Transitório Mulher Arte”, criado em parceria com Tatiana Cobbett. Nenhum dos álbuns autorais tiveram shows de lançamento”, contou a cantora.
Desde o início da carreira Susi se apresenta nos melhores eventos culturais da região. Atualmente circula com um “pocket” show autoral em parceria com Tiago Brizolara, e juntos comandam uma Roda semanal de Choro e Samba no Espaço Cultural MPM na cidade de Balneário Camboriú.
“Paralelamente, mas mergulhada na paixão pela música, criei em 2017 o espaço de vivência Um Tom para Cantar, que me permitiu levar música para Hospitais com o projeto “Cantoterapia” e a partir daí formar grupos de mulheres cantoras como as “Sambadeiras”, “Les Maries” e “As Passarinhas”, segue Susi.
Este último, finalista do PPM -Prêmio Profissionais da Música de 2019, protagonizou dois shows no Teatro Bruno Nitz com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.
Colhendo flores
No “Por ela mesma”, totalmente autoral Susi vai lançar canções gravadas nos dois álbuns e ainda apresentar algumas canções inéditas.
O show contará com participações e com músicos que fizeram parte dessa história que está por completar 15 anos.
“Conto com seu apoio, agora financeiro, para dar mais esse passo na minha trajetória artística e desde já agradeço. Contribua com o que puder, mas antes não deixe de olhar as contribuições que oferecem recompensas. Vai lá colher sua flor! Site da Catarse.