O secretário de Educação de Balneário Camboriú, Otto Alfonso Thiel disse que o Seminário Municipal de Educação contará com a participação de mais de dois mil profissionais da área, nesta quarta-feira (31), às 13h30.
O encontro é uma espécie de ‘boas vindas’ aos profissionais da educação, porque nesta quinta-feira (1), os mais de 15 mil estudantes da rede municipal, retornam às aulas, após 10 dias de férias.
O seminário terá várias atividades, apresentações e duas palestrantes.
Laine Valgas abordará o tema “A saída é para dentro: como o Autoconhecimento Transforma sua Vida” . Ela é especialista em Neurociências e vai abordar questões como o funcionamento mental, cerebral, emocional e o quanto a falta de conhecimento sobre si mesmos têm resultado em professores adoecidos, desmotivados, tristes – o que acaba refletindo nos alunos e famílias também.
A palestrante Nilzane Fornari va apresentar o tema “O Mundo é Nosso: Educação, Aprendizagem e Diálogo sobre Direitos”, com objetivo de qualificar os professores da rede municipal como solução para o contínuo e crescente desafio e seus impactos no município promovendo o conhecimento aos profissionais da educação infantil e fundamental sobre Direitos Humanos e Migrações bem como proporcionar uma visão sobre as políticas Étnico-raciais, História e Cultura Afro-brasileira, indígena e quilombola.
Segundo informações do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, o debate vem de encontro à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), cujo tema atende a meta “7” do Plano Nacional de Educação (PNE) que visa garantir nos currículos escolares conteúdos sobre história e cultura afro-brasileiras e indígenas e implementar ações educacionais, nos termos da Lei 9.394/96, Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08, assegurando a implementação das respectivas diretrizes curriculares nacionais, por meio de ações colaborativas com fóruns de educação étnico-racial, conselhos escolares, equipes pedagógicas e a sociedade civil.
O secretário Otto Thiel disse que as formações continuadas seguirão acontecendo durante todo o semestre e os projetos e ações desenvolvidas dentro de cada unidade escolar observando as suas especificidades serão mantidos sempre buscando as possíveis adaptações.
“Acredito que por termos na rede de ensino profissionais competentes, gabaritados e entendedores do verdadeiro papel que o educador deve ter junto ao processo educacional e sócio emocional das nossas crianças e adolescentes, estaremos fazendo um ótimo semestre junto da comunidade escolar a qual estamos inseridos. As necessárias para o bem comum de todas as crianças, alunos, pais e funcionários”, afirmou.
Programação
- Acolhida: Músicos da rede e instrumentistas da banda municipal;
- Cerimonial: Abertura com o secretário de educação;
- Apresentação da Educação Infantil do Cultura Viva;
- Apresentação do Programa Inteligência Emocional da Rede Municipal de Ensino;
- Apresentação do Departamento de Educação Especial e os Atendimentos Educacionais Especializados com vídeo ilustrativo;
- Apresentação da II Mostra Conhecimento: Resumo de todo trabalho e organização, vídeo ilustrativo e banners dos trabalhos escolhidos pela comunidade escolar nos espaços do evento;
- Início das Palestras