A atleta de Blumenau Sandra Koch, 49 anos, nadou 36 km nesta segunda-feira, da praia do Araçá, em Porto Belo, de onde saiu às às 3h30, até a praia de Cabeçudas, em Itajaí, onde chegou por volta de 18h.
Uma forte correnteza no encontro com as águas do rio Itajaí-açu impediu a chegada até a praia. Com isso, a ultramaratonista teve a prova homologada com ressalva pela Federação Aquática de Santa Catarina (FASC).
A ideia é incluir o desafio Costa Verde e Mar no calendário oficial da FASC.
O treinamento para a ultramaratona de 36 km foi realizado ao longo de 10 meses. “Foram muitas as renúncias para alcançar esse objetivo. Depois da instabilidade do tempo, uma cheia do rio Itajaí-açu na minha cidade um dia antes da prova, chuva e frio, finalmente as condições seriam favoráveis para o sucesso do desafio. Os últimos 800 metros até a praia são apenas detalhe técnico, já que o meu dispositivo que marca as braçadas e quilômetros de nado travou em 42 km. Foram muito mais do que os 36 km previstos devido às correntes contrárias. Por isso estou muito feliz com o resultado. Comemoro com a equipe a superação desse dia longo e árduo, os objetivos de sustentabilidade alcançados e o desbravamento de um percurso que pode vir a fazer parte do calendário da Federação Aquática de Santa Catarina”, declarou Sandra.