O violonista, compositor e pesquisador de Itajaí, Ricardo Pauletti está lançando seu novo trabalho, o livro de partituras Violão Contemporâneo Brasileiro – Volume 1. Este é o segundo livro de partituras de sua carreira.
O livro apresenta as partituras das peças do álbum Ritual das Cordas (2021), sua produção mais significativa para o instrumento, fruto de uma longa pesquisa no universo do violão.
O livro será lançado no dia 20 de junho em formato digital e estará disponível para ser baixado gratuitamente no site do artista: www.ricardopauletti.com.br.
São 10 (dez) peças originais e 4 (quatro) versões para violão de 6 e de 7 cordas e as partituras terão um link que levará aos vídeos das peças sendo tocadas pelo próprio compositor, podendo assim auxiliar os violonistas interessados em tocar as obras.
O trabalho tem como fio condutor a linguagem do violão brasileiro dialogando com a música contemporânea de concerto e está conectado à sua pesquisa de doutorado, que está em fase de conclusão.
O trabalho foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultural de Itajaí e conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e Max Imóveis.
A realização é de Ricardo Pauletti e Ritual das Cordas Produções.
Sobre o artista
Ricardo Pauletti é violonista, compositor e pesquisador. Estudou violão erudito no Brasil e na Espanha e posteriormente passou a se dedicar ao choro e ao violão de 7 cordas, atuando sem fronteiras entre o popular e o erudito.
É graduado em música pela UNIVALI e mestre em musicologia pela UDESC, onde atualmente está concluindo seu doutorado em composição.
Têm em sua discografia seis álbuns lançados. Seu segundo álbum, Choro de Faia (2014), recebeu o prêmio “Melhores da Música Brasileira – 2014” e foi finalista do “Prêmio da Música Catarinense – 2015”. Seu penúltimo álbum, Ritual das Cordas (2021), foi finalista do “Prêmio Profissionais da Música – 2023”.
Como concertista já se apresentou em diversas cidades do Brasil e de países como Argentina, Chile, Peru, México, Espanha e França.
Atua como professor do Conservatório de Música de Itajaí desde 2009 e como coordenador pedagógico desde 2017.
Texto: Luciana Castilho