Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Leitora faz alerta de risco à saúde em estacionamento da Havan em Itajaí

28/10/2024 | Clic, Segurança

A leitora Neusa Japiassu, “jornalista aposentada, mas ainda na ativa”, enviou o seguinte alerta para a redação do Página 3:

ALERTA SAÚDE

Gostaria muito de olhar para o horizonte, respirar fundo e não ter nenhuma preocupação. Apenas olhar!

A vista que tenho não é bonita; é o estacionamento de uma grande loja (Havan São Judas). Ao redor, há canteiros de pedras. É verdade que eles têm sua beleza simples e funcionalidade. Todos os dias, muitas pessoas trazem seus pets, de todos os tamanhos, para usarem como banheiro. Alguns recolhem as fezes, outros não. E os animais fazem suas necessidades ali quando os portões se abrem, das 8h às 22h – e até antes e depois desse horário.

Não fico o tempo todo na janela, mas sempre que me afasto do computador para me esticar, vejo esse movimento: pets adoráveis! Também vejo caminhões de carga chegando, já que a rampa de abastecimento da loja fica bem abaixo da minha janela. O estacionamento é utilizado por carros de lojas e escritórios da região, resultando em um constante entra e sai de veículos.

O que realmente me preocupa, no entanto, é a cena diária, também, de pais, mães, avós e avôs trazendo crianças pequenas, aprendendo a andar e outras um pouco maiores, para brincar nesse estacionamento. Elas se sentam nas pedras, usam-nas como suporte para seus brinquedos, algumas até colocam pedras na boca. Enquanto isso, os adultos se acomodam em cadeiras que trazem, deixando os pequenos nesse espaço, longe do movimento dos carros.

Alguns estão acompanhados de seus pets. Será que não percebem que o contato com fezes de animais pode causar doenças graves em humanos, como toxoplasmose, bicho geográfico, histoplasmose, adenovírus, entre outros? Os sintomas mais comuns incluem febre, diarreia e infecções.

Afinal, é um estacionamento ou um parque? Tenho 73 anos e estou preocupada com essas crianças. O proprietário da loja e os frequentadores parecem não se importar. Já comentei algumas vezes com a área de segurança da loja. Mas… Por isso, decidi fazer este alerta.

Espero que você entenda e venha confirmar o que digo nesta mensagem. Ele é um grande anunciante, mas a saúde e a segurança devem vir em primeiro lugar, não é mesmo?

Leia também