Foi lançada nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Norte, que objetiva iniciar discussões para duplicação da BR-101 no trecho entre Tijucas e Joinville.
O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Carlos Humberto, de Balneário Camboriú, reforçou ao Página 3 que a saturação da rodovia prejudica os catarinenses em todos os sentidos, afetando gravemente a economia estadual.
Com efeito, os prejuízos são notáveis, até no turismo porque a cada dia está mais complicado para os turistas que vêm do Paraná e outros estados chegarem ao litoral norte catarinense.
O que dizem os candidatos
Consultado pela reportagem, Peeter Lee Grando disse que a duplicação da BR-110 Norte está em seu plano de governo. “Vamos assumir isso, é um compromisso nosso, extremamente importante e Balneário Camboriú tem que ser protagonista.
O candidato Claudir Maciel destacou que “a BR-101 está completamente saturada, principalmente no trecho entre Florianópolis e Joinville”. Claudir lembra que, devido aos portos, muitos caminhões dividem espaço com os carros de passeio e que o ideal seria construir uma nova estrada, separando veículos leves dos pesados.
Quem também apoia é o candidato André Meirinho: “É uma obra muito importante de infraestrutura para a nossa região. Tem meu apoio. O exemplo do contorno viário de Florianópolis que contou com grande fiscalização e empenho do Senador Esperidião Amin demonstrou que é possível acontecer. Agora precisamos da união dos nossos representantes na União, Estado e municípios para viabilizar e tornar realidade”, destacou.
As candidata a prefeita Juliana Pavan respondeu por escrito que “esta iniciativa do deputado Carlos Humberto é fundamental para trazer esta demanda ao centro do debate político de toda a região. Recentemente houve reunião do fórum parlamentar catarinense para debater as prioridades junto ao novo contrato de concessão do trecho norte da BR 101, e o atual prefeito não participou, pois estava em horário de expediente fazendo campanha para seu candidato em uma rádio local.
No nosso governo, representar Balneário Camboriú será missão levada a sério. Além da duplicação deste trecho, que terá nosso total apoio, também defendemos em nosso plano de governo a necessidade de contratação do projeto para a construção do contorno viário norte, desde a divisa com o Paraná até o contorno viário recém inaugurado na grande Florianópolis. São duas obras complementares que se fazem necessárias para garantir o desenvolvimento de nossa região e evitar o colapso estrutural”.
Marisa Zanoni visualizou a pergunta da reportagem do Página 3, mas até a publicação deste texto não respondeu. O candidato Lucas Gotardo também não respondeu.