Duas viaturas da Guarda Municipal de Balneário Camboriú chegaram nesta semana, mas faltam outras 28, esperadas até o fim do mês. Elas são novas e alugadas, como a prefeitura já faz há algum tempo. Entre elas, há Duster Turbo, TrailBlazer, motos e caminhonete Hilux também.
O secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira Junior disse que chegou uma viatura da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e uma da Guarda Municipal Ambiental e nos próximos dias deve vir mais uma da ROMU. As outras (30 ao total, contando com as que já chegaram) devem ser enviadas até o fim do mês.
“Estas duas tinha urgência. As outras pedi para enviarem todas juntas, no máximo até fim do mês, para fazermos uma cerimônia de entrega. A maior parte para patrulhamento convencional é Duster Turbo, para a ROMU duas TrailBlazer, para a Ambiental Toyota Hilux cabine simples e mais uma S10 com guincho para a Defesa Civil”, diz.
Castanheira disse que é muito melhor para a prefeitura alugar, porque a viatura quando vai trocar fica muito gasta. Ele salienta que, para arrumar, como trocar óleo, fica mais de 20 dias esperando autorização, e quando é alugada já conseguem enviar para arrumar e outra a substitui.
“Todos os carros da Segurança são alugados. Se há algum acidente e é alugado também arcam com tudo e trocam. Quando é nossa a viatura, fica mais difícil”, acrescenta.
Mas os UTVs, quadriciclos específicos para a praia, a Guarda Municipal prefere comprar. Um foi incendiado neste ano, e por isso será substituído. A prefeitura está estudando a licitação. O veículo diferenciado foi adquirido recentemente também pela Polícia Militar da cidade.
“Carro é melhor locar, mas UTV preferimos comprar, porque locação mostrou que não vale a pena, pela durabilidade dele, mas viatura pela durabilidade e quantidade de uso, rodam 24h praticamente, precisamos de manutenção, e por isso aluguel é melhor nessa situação”, completa o secretário.