A 5ª Festa Raízes de Taquaras, que inicia no feriado de Corpus Christi e só termina no domingo (2), preparou uma estrutura maior, porque os organizadores esperam superar os 30 mil visitantes do ano passado.
Segundo o presidente da Associação de Moradores de Taquaras, Jair Euflorzino, a expectativa esse ano é de receber um público de 40 mil pessoas nos quatro dias. Por isso, ele espera vender mais do que as três mil tainhas vendidas no ano passado. “Essas três mil estão reservadas e garantidas, mas como ela é nosso carro-chefe, queremos vender quatro ou cinco mil tainhas desta vez”, disse.
Os organizadores da festa, Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Associação dos Moradores de Taquaras preparam muitas novidades para esta edição.
“A festa está maior, teremos mais barracas, são 38, somente de tendas vendendo comida são 31, ali teremos tainha na brasa, escondidinho de mandioca, petisco de frutos do mar, sopa de siri, pirão de peixe, choripán, moqueca, e uma novidade, o marisco na casca, que é aquele marisco da rocha e não aquele do cativeiro. Tem um pescador nativo de Taquaras, nasceu tirando marisco, trouxemos ele para festa. Além disso, teremos churrasco, comida vegana, pinhão e bebidas no cardápio”, convidou Euflorzino.
A presidente da Fundação Cultural, Denize Leite reforçou que a festa estará cheia de novos atrativos.
“Estamos muito felizes com esta edição da Festa Cultural Raízes de Taquaras, que está cheia de novidades, muita comidinha gostosa, atrações culturais incríveis para todos os gostos e todas as idades. A gente conta com uma equipe muito comprometida e com o empenho da Associação de Moradores de Taquaras, que não medem esforços para que tudo fique perfeito. Toda a comunidade do bairro Taquaras se envolve com esta festividade, e não tem como ser diferente, porque assim vão se mantendo vivas as tradições e as raízes de um povo. Vai ser uma festa linda, e eu convido todos os munícipes e visitantes de Balneário Camboriú para estarem lá”, declarou Denize.
Estrutura maior
A festa vai acontecer em uma área coberta com 2,2 metros quadrados. São 90 mesões de madeira de 2,50 todos com toalhas com fotos da cultural local mais 150 mesas plásticas de 4 cadeiras.
Além das tendas com comidas variadas, outras estarão vendendo artesanato, roupas, toalhas, almofadas, pinturas, quadros, origamis, colares e biocosméticos.
A lista do que estará nas tendas pode ser conferida no link https://bit.ly/3U5YLBK.
Entre as atrações da festa, várias contribuições artísticas, uma delas é a cultura ‘A Tainha’, de Jaison Bittencourt, feita com sucata. A obra estará exposta de forma itinerante nas festas culturais da cidade.
Concurso de decoração de barracas
Outra novidade desta edição é o concurso que vai escolher a barraca melhor decorada, destacando o uso de elementos da cultura tradicional de Taquaras, como o engenho de farinha de mandioca, pesca tradicional, cultura alimentar, costumes, tradições, terno de reis, benzedeiras, entre outros.
A comissão julgadora será formada pelo artista visual Fernando Cardoso (conhecido como Nando), o artista plástico Marcelo Urizar, o escultor Jaison Bittencourt e a professora e doutora em Turismo e Hotelaria Marina Teté Vieira.
Mais informações estão também no link https://bit.ly/3U5YLBK.
Meio ambiente, atração a mais
A sustentabilidade, os cuidados com o meio ambiente estarão presentes nesta festa, com várias atividades programadas.
Uma delas é a Expedição “Descobrindo as Raízes de Taquaras”. É uma cartela que as crianças seguem as pistas para obter os carimbos para preencher a cartela e ganhar um brinde.
Na exposição Mundo Compostor, o público poderá interagir e participar de oficinas de compostagem caseira (transformação dos resíduos orgânicos em adubo natural para ser usado na agricultura, jardins e plantas, substituindo produtos químicos).
Além disso, os copos serão os reutilizáveis (público adquire o próprio copo por R$ 5), e as embalagens, biodegradáveis.
A organização da festa acompanhará, durante os quatro dias, quanto de cada tipo de resíduo é gerado, para onde será destinado e qual o impacto desse resíduo no meio ambiente.
Programação Cultural
Estão programadas 27 apresentações artísticas, 12% a mais em relação ao ano anterior, além de exposições sobre pesca artesanal, cultura alimentar local, produção das tradicionais canoas de um tronco só e engenho de farinha de mandioca e muitas histórias sobre as tradições de Taquaras.
Solidariedade com os gaúchos
Na entrada da festa, perto das barracas de artesanato, a tenda “SOS Rio Grande do Sul” arrecadará donativos para as vítimas das enchentes. O público está sendo incentivado a doar alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.
Trânsito
Desde o último dia 21 e até 5 de junho, a Avenida Interpraias (Avenida Rodesindo Pavan), no trecho entre a Rua Cambará e a Alameda das Acácias, onde acontece a festa, está interditada.
O fluxo de veículos no local está sendo desviado pela Alameda das Acácias (sentido Bairro-Centro) e pela Rua Cambará (sentido Centro-Bairro).
Programação artística
Dia 30/05 (Quinta-feira)
- 12h00 às 13h30: Ni Salles – MPB
- 13h30 às 15h30: Júlia Mattos
- 15h30 às 17h00: Dinho Guess Duo
- 17h30 às 18h30: Banda Municipal
- 19h00: Cerimônia de Abertura
- 19h30 às 21h00: Tchê Chaleira
- 21h30 às 23h00: Grupo Campeiraço
Dia 31/05 (Sexta-feira)
- 11h30: Banda Escolar
- 13h às 15h: Alessandra Cipriane Trio
- 16h às 17h30: Grupo Trio de Seis
- 17h30 às 19h: Maritza Trio
- 19h às 20h30: Natália Pereira e Banda
- 21h às 23h: Legião Gaúcha
Dia 01/06 – (Sábado)
- 12h30 às 12h45: Flashmob Cia Espaço2
- 13h às 14h30: Suh Wagner – Solo
- 14h45 às 15h00: Flashmob Cia Espaço2
- 15h às 16h30: As Mareadas
- 16h30 às 16h45: Flashmob Cia Espaço2
- 16h45 às 18h30: Trio Zabelê de Forró
- 18h30 às 19h00: Alma Missioneira
- 19h: Terno de Reis
- 20h às 21h30: Tiago Crauss e banda
- 21h30 às 23h: Yuri e Kauê
Dia 02/06 – (Domingo)
- 11h: Abertura
- 12h às 14h: Luciano Guarise
- 14h30 às 16h30: Banda Fuá Da Serra
- 17h às 18h: Clóvis Rey Martinez
- 18h às 19h30: Júlia Mattos
- 19h30 às 21h30: Banda S/A
Serviço
- Festa Raízes de Taquaras
- Quando: de quinta-feira a domingo (30 de maio a 2 de junho), das 10h às 23h
- Onde: Avenida Interpraias, no trecho entre a Rua Cambará e a Rua Figueira, perto da Praia de Taquaras
- Quanto: entrada gratuita