A 5ª edição do Science Day, realizada nesta quinta-feira (1) em Itajaí, reuniu pesquisadores e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Univali e de universidades parceiras com o propósito de compartilhar objetos de estudo de grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
O evento organizado pela Univali abordou temas como sustentabilidade política e econômica em regiões em desenvolvimento, química sustentável, o papel da pesquisa na formação de startups, ética na pesquisa e internacionalização, sustentabilidade e gestão de ciência.
O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa disse que o Science Day cria espaços interinstitucionais de discussão entre grupos de pesquisa e amplia as oportunidades para o compartilhamento do conhecimento científico com o mercado.
“Ao promover momentos de descontração em um ambiente fora da universidade, o evento configura-se como uma importante ferramenta de networking e de possibilidades de interação entre diferentes áreas. Além disso, visa fortalecer a cooperação científica internacional e facilitar a busca por soluções para problemas comuns entre os países participantes”, destacou.
O Science Day é promovido pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Palestras virtuais
A programação iniciou em formato virtual com as palestras do reitor da Université de Kalamie, da República Democrática do Congo, Victor Kalunga Tshikala, e do professor da Widener University, dos Estados Unidos, Loyd Bastin, além de reuniões científicas por área de pesquisa.
Palestras presenciais
No período vespertino os pesquisadores reuniram-se na Beer House, em Itajaí, para as atividades presenciais. Os palestrantes foram o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, o diretor Administrativo e Técnico da YGT Ventures, Ricardo Oliveira, e o professor catedrático da Universidade do Porto e presidente do INESC P&D Brasil, Vladimiro Miranda.
Opinião dos integrantes
“Esse evento tem uma importância ímpar porque ele é um fórum de discussão onde a gente pode conscientizar a academia da importância de fazer a transição tecnológica de todo o conhecimento que é produzido para a sociedade, gerando valor, emprego e um impacto positivo numa sociedade que está muito carente de uma industrialização mais acelerada”, salientou Ricardo Oliveira.
“O Science Day sai do modelo clássico de evento científico e abre espaço para o diálogo e para o surgimento de novas ideias. O Brasil precisa mostrar ao mundo a sua potencialidade na investigação científica e eventos como esse são essenciais para fortalecer esse caminho”, ressaltou Vladimiro Miranda.
“O Science Day começou como um encontro de líderes dos grupos de pesquisa e evoluiu para um grande evento que congrega toda a comunidade acadêmica e pesquisadores internacionais. Nesta edição, são 16 instituições, 9 países e 5 continentes envolvidos em uma programação que propicia novas parcerias e ideias inovadoras. Escolhemos também esse momento especial para lançar a nova identidade visual e as novas funcionalidades do nosso portal de periódicos e, assim, esperamos estimular ainda mais a produção científica da Univali”, afirmou a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Fátima de Campos Buzzi.
“É sempre muito satisfatório chegar em Itajaí e ver quão rica a Univali é em produção de conhecimento. O Science Day proporciona uma excelente troca entre os pesquisadores e aborda temas de extrema relevância como a ética, por vezes negligenciada na discussão científica, e a conexão entre ciência, empreendedorismo e economia. É mais evento grandioso nesse ano especial em que a Univali comemora seis décadas”, enfatizou o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação (Fapesc), Fábio Wagner Pinto.
“O Science Day valida uma das nossas principais missões institucionais que é ser útil à sociedade por meio do conhecimento científico. É um evento que cresce a cada edição, fortalecendo a inserção da universidade na comunidade e amplificando a imensa relevância da pesquisa científica e dos seus potenciais reflexos sociais. Aproveitamos também esse momento em que a comunidade acadêmica está reunida para anunciar a 7º edição do Prêmio Univali de Inovação e ampliação do apoio aos docentes que, a partir de agora, terão 70% de desconto na pós-graduação stricto sensu”, salientou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
Fonte: Assessoria Comunicação/Univali