O ator Bub Razz, também conhecido como Jack Catinga ou ainda o carismático “Pirata do Uber”, estreou no Teatro Municipal de Balneário Camboriú, no último dia 17, a peça infantil “Em Busca do Tesouro Encantado”, ao lado de sua esposa, Kah Kiel (Pirata Pérola), e dos filhos Stefany Bub (Pirata Esmeralda), Mirest Bub (Pirata Rubi) e Samuel Bub (Marujinho Samuel).
Nascido em Ponta Grossa e criado em Curitiba, Bub compartilhou com o Página 3 a sua trajetória repleta de reviravoltas e aventuras, que o trouxeram até o palco com sua família.
Acompanhe abaixo.
“Minha história é meio enrolada, né?”, ele brinca. “Eu nasci em Ponta Grossa, fui criado em Curitiba, e minha mulher também veio de Ponta Grossa. Minhas filhas são de Curitiba, e meu filho, Samuel, nasceu aqui em Balneário Camboriú”, diz.
A chegada de Bub em Balneário Camboriú aconteceu em 2009, motivada por sua parceria com o renomado comediante Dedé Santana (ele e a esposa já haviam vindo para Balneário nos anos 90 e Karina sempre desejou voltar e morar na cidade).
“Comecei a trabalhar com o Dedé em 2007, em Curitiba. Ele me ensinou muito, sou muito grato. Foram cinco anos rodando o Brasil com ele. Tanto que eu faço muita questão de colocar que eu aprendi muito com o Dedé. Devo muito a ele”, conta, citando inclusive que o nome Bub Razz veio com apoio de Dedé.
A vida no teatro consolidou-se ao longo dos anos, com a criação de suas próprias produções e o ensino de teatro.
Entre 2012 e 2016, Bub Razz formou jovens no teatro em Balneário e apresentou peças na cidade, como a encenação da Paixão de Cristo e “Romeu e Julieta”.
Em 2016, passou a integrar a tripulação do Barco Pirata, e foi aí que Bub encontrou a inspiração para criar Jack Catinga.
No Barco Pirata ele ficou até 2020 e fez algumas temporadas no Barco Pirata de Itapema.
Em 2022, começou a trabalhar como motorista de aplicativo.
“Minha esposa, Karina, sempre me incentivou a levar o personagem adiante”, revela.
“Quando comecei a fazer Uber, achei que estava sem graça. Aí ela disse: ‘Vai de pirata!’. E assim, nasceu o Pirata do Uber, que hoje é conhecido por toda a cidade. As pessoas entram no carro, eu coloco música pirata, e a gente se diverte. Eu continuo fazendo Uber, que ainda é 70% da minha renda hoje. Eu sou apaixonado pelo teatro, vivo disso desde que eu me conheço por gente, minha primeira peça de teatro foi aos 9 anos de idade na escola, então assim, o teatro é a minha paixão e a coisa do Pirata veio em 2016 quando entrei no Barco Piratas e aí virei o Pirata do Uber pela cidade”, acrescenta.
Durante a pandemia, Bub e Karina tiveram o filho Samuel, que o despertou a perceber que ele deveria trabalhar com o público infantil.
Há um ano, ele e o filho mais novo lançaram um canal no YouTube, “Capitão Catinga e Marujinho Samuel”, onde apresentam músicas e conteúdos lúdicos.
A ideia do canal levou toda a família para o palco em “Em Busca do Tesouro Encantado”.
“Entrar no palco com minha família foi uma sensação única”, afirma Bub.
“Eu já tinha trabalhado com grandes nomes, como o Dedé e até o Tony Ramos, mas dividir o palco com a minha esposa e meus filhos foi algo especial. A Karina e a Stefany são cantoras – a Karina é filha de um maestro e músico, e Stefany até iniciou a faculdade de música, e a gente coloca nossas músicas no Spotify”, pontua.
Bub também fala com carinho sobre as experiências teatrais nas escolas, como no núcleo de educação infantil onde o filho dele estuda, e mesmo com sua rotina de Uber, ele garante que o teatro segue sendo sua paixão.
“Eu volto para o teatro sempre que posso. É a minha essência. E estar com a minha família no palco, fazer teatro para crianças… é maravilhoso, uma delícia”, finaliza, pontuando que o Pirata do Uber continua ‘navegando’ pelas ruas de Balneário Camboriú.