Nesta sexta-feira (22) os advogados catarinenses irão escolher suas novas lideranças em nível estadual e municipal. Das 9h às 17h os advogados votarão em cargos de direção, conselheiros federais e diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC).
Três chapas concorrem à presidência da OAB SC. Entre os candidatos, Juliano Mandelli, que poderá tornar-se o primeiro presidente da OAB Estadual, representante de Balneário Camboriú e região. A chapa é apoiada pela atual diretoria da OAB, que tem à frente a advogada Cláudia Prudêncio.
Na véspera da eleição, Mandelli disse ao Página 3 que a expectativa é a melhor possível e que está confiante na vitória, porque suas propostas de trabalho foram muito bem recebidas pela advocacia de todo o Estado que percorreu durante a campanha.
“Nossa campanha foi totalmente propositiva, apresentando nossas propostas para os próximos três anos, estamos confiantes do reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido. Sou a única candidatura que representa o interior do Estado, mas também temos apoio dos presidentes das subseções do Estado, que nos dá a legitimidade para representar o interior sempre com o objetivo de fortalecer nossa Capital e avançar para todas as regiões do Estado. Estamos confiantes na vitória, o trabalho foi feito, a nossa campanha foi bonita e acreditamos que a advocacia vai saber reconhecer e confirmar na urna o nosso momento de união, trabalho e transformação”, afirmou o candidato.
Com mais de 20 anos de experiência, Mandelli é o atual Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), eleito para o triênio 2022/2024.
Já foi Diretor Tesoureiro da OAB de Santa Catarina (2019/2021), Presidente da OAB – Subseção de Balneário Camboriú/SC (2016/2018), Conselheiro estadual da OAB/SC (2013/2015) e Secretário Geral da OAB – Subseção de Balneário Camboriú/SC (2010/2012).
É Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC) e Conselheiro do Fundo Reaparelhamento da Justiça (FRJ) do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.
As chapas
- Chapa 1: ‘Muda OAB’ – Vivian de Gann dos Santos (confira aqui a chapa completa)
- Chapa 2: ‘Basta’ – Rodrigo Brandeburgo Curi (confira aqui a chapa completa)
- Chapa 3: ‘União, Trabalho e Transformação’ – Juliano Mandeli (confira aqui a chapa completa)
Em Balneário Camboriú: chapa única
A eleição da subseção da OAB de Balneário Camboriú será em chapa única e de consenso, encabeçada pelo advogado Rafael Pierozan.
A OAB de Balneário Camboriú vive um momento histórico: pela primeira vez em 45 anos, a Subseção terá chapa única nessas eleições. Sob o lema “União, Trabalho, Transformação,” a Chapa 101, liderada por Rafael Pierozan, propõe uma gestão focada na inclusão e valorização da advocacia local.
Com mais de 23 anos de atuação em Balneário Camboriú e experiência como dirigente institucional, Pierozan pretende dar sequência ao trabalho da atual presidente, Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli.
“O trabalho foi feito, estamos ansiosos para a eleição nesta sexta. Foi o trabalho de um grupo, a construção de um grupo que já está na gestão há nove anos. Agora é o momento de coroação desse trabalho. Foi uma chapa única – o tema que eu uso é de maturidade institucional, – conseguimos atingir isso. Dentro do nosso grupo, que é com diversidades correntes ideológicas de pensamentos e até políticas, mas dentro desse grupo resolvemos internamente as divergências e a chapa única tem propósito”, disse.
Pierozan acrescentou que ‘o adversário’ está fora da OAB – que é a morosidade do judiciário, os abusos que ocorrem no poder judiciário, o aviltamento de honorários, a violação de prerrogativas, e não os advogados.
“Entendemos que a união da advocacia ganha força para podermos lutar contra os reais adversários”, afirmou.
A votação
Votação eletrônica das 9 às 17 horas
Serão três formas de voto, duas delas à distância: com certificação digital ou com login e senha.
A terceira opção: o advogado vai até a sede da sua subseção e votar por meio eletrônico.
O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB/SC, com exceção daqueles que não estão em dia com a mensalidade.
Advogados maiores de 70 anos: voto facultativo.