O Circuito de Cinema da Arthousebc apresenta filmes de longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que estão em cartaz em salas de cinema ao redor do Brasil, para exibição na tela da Sala Cinefilia.
A programação é atualizada semanalmente, sempre entre segunda e quarta-feira, e fica disponível ao público com sessões de quinta-feira a domingo, em diferentes horários.
A curadoria foca na projeção de filmes do circuito de arte realizados por diferentes autores, estreantes ou consolidados, reconhecidos pela qualidade estética e narrativa de suas obras.
Os filmes
- “Motel Destino”, de Karim Aïnouz teve sua première na Croisette no Festival de Cannes, e causou burburinho pelo fato do filme tocar em temas considerados como tabu na sociedade atual, com energia sensual e febril.
- “De Pai para Filho” é o segundo filme de Paulo Halm e conta a história de um roqueiro que morre num acidente banal após uma tentativa abortada de suicídio, deixando seu apartamento e algum dinheiro para o filho do qual havia se afastado em vida.
- “Mais Pesado é o Céu” é o mais novo filme do diretor cearense Petrus Cariry, vencedor de quatro kikitos no Festival de Gramado de 2023, mostra o sul do Ceará com o tratamento de imagem que merece, em uma narrativa envolvente que vai muito além do pictóricos.
- O documentário “Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes revela a força e pertinência do poeta que adotou Copacabana como uma de suas principais inspirações.
- O drama de costumes e tradição em embate com a modernidade, é o tema central do introspectivo “A Filha do Pescador”, de Edgar Alberto Deluque Jacome que narra a história com nuances e delicadeza.
- “O Sequestro do Papa” é um filme do renomado diretor italiano, Marco Bellocchio, narra a impressionante história real de um garoto judeu capturado pelo Papa, retratando um caso escabroso que mostra como a Idade Média prosseguiu até o século 19 na Itália. Filme que estreou no Festival de Cannes.
- “Ainda Temos o Amanhã” narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos, que um dia ousa imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Paola Cortellesi lança-se na direção com um filme surpreendente, original e transcendente.
Programação
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz (Thriller – 112′ – 18 anos – Alemanha e Brasil – 2024 – Pandora)
22/08 a 25/08 às 20h
Sinopse: Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.
Trailer:
Curiosidade, Prêmios e Festivais: O oitavo filme de ficção do cineasta abriu o Festival de Gramado após grande repercussão e reverência da crítica internacional na Riviera Francesa, onde o diretor também exibiu ‘Firebrand’, seu primeiro projeto em língua inglesa, no ano passado.
Direção: Karim Aïnouz / Roteiro: Wislan Esmeraldo, Maurício Zacharias / Produção: Janaina Bernardes, Fabiano Gullane e Caio Gullane / Elenco: Fabio Assunção, Nataly Roch e Iago Xavier / Direção de Fotografia: Hélène Louvart / Direção de Arte: Marcos Pedroso / Trilha Sonora: ? / Montagem: Nelly Quettier.
“De Pai para Filho”, de Paulo Halm (Drama – Comédia – 108′ – 14 anos – Brasil – 2024 – Filmes do Estação, Arthousebr e Bretz)
22/08 e 24/08 às 18h15
Sinopse: Machado foi líder do Capa Preta, uma banda de rock que fez sucesso nos anos 80, mas decadente e doente, decide se matar. Ao saber da morte do pai, José deixa sua cidadezinha e vem para o Rio. Ao chegar, descobre que Machado já foi cremado e deixou uma urna com suas cinzas, para serem espalhadas no seu lugar preferido. O fantasma de Machado aparece e tenta se reconectar com José, sem sucesso, até que José conhece Kat, uma adorável menina que estudava piano com Machado. Enquanto ela ajuda José a se reconciliar com seu pai, Machado ajuda o filho a conquistar o amor de Dina, a destrambelhada mãe de Kat.
Trailer:
Curiosidade, Prêmios e Festivais: De pai para filho teve sua premiére mundial no Festival Mundial de Cine de Vera Cruz. O filme também participou do Festival de Petrópolis onde Juan Paiva levou o premio de melhor ator
Direção: Paulo Halm / Roteiro: Paulo Halm / Produção: Bia Vianna e Luiz Teatini / Elenco: Juan Paiva, Miá Mello, Marco Rica e Tiago Fragoso / Direção de Fotografia: Alex Araripe / Direção de Arte: Tainá Xavier / Trilha Sonora: Felipe Rodarte / Montagem: Eduardo Nunes
“Mais Pesado é o Céu”, de Petrus Cariry (Drama – 98′ – 12 anos – Brasil – 2023 – Sereia filmes)
23/08 e 25/08 às 18h15
Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio, e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.
Trailer:
Curiosidade, Prêmios e Festivais: A obra estreou no 51 festival de Gramado levando o prêmio de melhor direção
Direção: Petrus Cariry / Roteiro: Petrus Cariry, Firmino Holanda e Rosemberg Cariry / Produção: Iluminura Filmes / Elenco: Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque, Danny Barbosa, Buda Lira e Marcos Duarte / Direção de Fotografia: Petrus Cariry / Direção de Arte: Lana Benigno e Sérgio Silveira / Trilha Sonora: João Victor Barroso / Montagem: Firmino Holanda, Petrus Cariry
“Ainda Temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi (Comédia/Drama – 118′ – 14 anos – Itália – 2023 – Pandora)
22/08 e 24/08 às 16h15
Sinopse: Em uma Roma pós-guerra dos anos 40, dividida entre o otimismo da libertação e as misérias, vive Delia, uma mulher dedicada, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Esses são os papéis que a definem e ela está satisfeita com isso. Enquanto seu marido Ivano age como o chefe autoritário da família, Delia encontra consolo em sua amiga Marisa. A família se prepara para o noivado da filha mais velha, Marcella, que vê no casamento uma saída para uma vida melhor. No entanto, a chegada de uma carta misteriosa dá a Delia a coragem para questionar seu destino e de sua família.
Trailer:
Curiosidade, Prêmios e Festivais: pré-selecionado no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024 / Longa de abertura – Prêmio do Publico – Festival de Roma / 5 milhões de espectadores, superando até o fenômeno Barbie, em 2023.
Direção: Paola Cortellesi / Roteiro: Furio Andreotti, Giulia Calenda, Paola Cortellesi / Direção de Fotografia: Davide Leone / Direção de Arte: Marc’Antonio Brandolini / Montagem: Valentina Mariani, Lele Marchitelli / Som: Luca Anzellotti / Trilha Sonora: Lele Marchitelli / Elenco: Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiora, Vergano
“O Sequestro do Papa” de Marco Bellocchio (Drama – 134’ – 14 anos – Alemanha, França e Itália – 2024 – Pandora)
23 e 25/08 às 16h
Sinopse: Baseado na escandalosa história verídica de um menino judeu, Edgardo Mortara, que foi sequestrado da casa de sua família em Bolonha, em 1858, por ordem do Papa Pio IX. Durante anos os pais dedicam seus esforços para recuperar seu filho, mas, apesar dos apelos desesperados da família e da indignação pública, o Papa permanece irredutível. A história deles revela um capítulo sombrio da tirania histórica na Igreja tendo como pano de fundo uma nação à beira da revolução.
Trailer:
Curiosidade, Prêmios e Festivais: Indicada em 11 categorias no Davi di Donatello, a produção venceu nas categorias de melhor figurino, maquiagem e cabelo. O filme estreou na mostra competitiva do Festival de Cannes e foi exibido nos Festivais de Toronto e Nova York.
Direção: Marco Bellocchio / Roteiro: Marco Bellocchio, Susanna Nicchiarelli / Direção de Fotografia: Francesco Di Giacomo / Direção de Arte: Leonardo Cruciano, Domenico Dicillo, Laura Inglese, Blazej Wasiak / Montagem: Francesca Calvelli, Stefano Mariotti / Som: Gianluca Basili / Trilha Sonora: Fabio Massimo Capogrosso / Elenco: Paolo Pierobon, Fausto Russo Alesi, Barbara Ronchi.
“Fausto Fawcett na Cabeça”, de Victor Lopes – (Documentário – 103′ – 14 anos – Brasil – 2022 – Bretz e Filmes do Estação)
22/08 e 24/08 às 14h30
Sinopse: Se você pensa que dentro da cabeça de Fausto Fawcett só passa poesia, sexo, tecnologia e transgressão, você acertou cem por cento. O cotidiano do poeta e cantor em seu apartamento em Copacabana, revelando seu universo particular no qual fronteiras narrativas, filosóficas e temporais são atravessadas, trazendo à tona outros mundos e o caráter criativo, incansável e desafiador de um artista singular.
Trailer:
Curiosidade, Prêmios e Festivais: A obra levou o premio como melhor filme no Fest Aruanda e também como melhor ator e personagem pela Abracine em 2022
Direção: Victor Lopes / Roteiro: Victor Lopes / Produção: Tv Zero / Elenco: Fausto Fawcett, Fernanda Abreu, Carlos Laufer, Sergio, Mekler, José Thomaz Brum, Luiz Pierre Zerbini e Jorge Barrão / Direção de Fotografia: Pedro Faerstein / Direção de Arte: Marcus Wagner, Rodrigo Lima / Trilha Sonora: Fernando Aranha / Montagem: Victor Lopes, Yan Motta e Ananda Banhatto.
A Filha do Pescador, de Edgar Alberto Deluque Jacome (Drama – Suspense – 80′ – 14 anos – Brasil, Colômbia e Porto Rico – 2023 – Bretz)
23 e 25/08 às 14h30
Sinopse: Samuel mora sozinho numa ilha isolada em algum lugar do Caribe colombiano. Exímio mergulhador, ele vive da quase extinta prática da pesca submarina em mergulho livre. Um dia, o filho Samuelito, que ele não via há 15 anos, bate à sua porta. Agora transexual, conhecida como Priscila e em fuga, ela é forçada a voltar ao lar para se esconder. Samuel não consegue aceitar Priscila, e ela não consegue perdoá-lo por eventos do passado. Mas acontecimentos dramáticos acabam obrigando os dois a se reaproximar. Com eles mergulhamos em uma bela história de relações familiares, diversidade, aceitação e amor.
Trailer:
Curiosidade, Prêmios e Festivais: O filme ganhou o Prêmio La Silla, da Associação Dominicana de Profissionais da Indústria do Cinema, marcando uma ótima estreia de Edgar como diretor de um longa-metragem, seu trabalho anterior foi o curta El Hombre Sin Cabeza (2022).
Direção: Edgar Alberto Deluque Jacome / Roteiro: Edgar Alberto Deluque Jacome / Produção: Jorge Andrés Botero, Tatiana Leite, Rodrigo Letier e Elsa Turull de Alma / Elenco: Nathalia Rincón, Roamir Pineda, Henry Barrios / Direção de Fotografia: Rafael González / Direção de Arte: ? / Trilha Sonora: Pedro Sodré e Rudah Guedes / Montagem: Ricardo Pretti e Karen Akerman.
Serviço
Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo Nº 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú / SC
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) ou R$ 15,00 (meia) à venda na bilheteria do cinema
Bilheteria: de quinta a domingo das 14h às 22h / Dinheiro, Débito, Crédito ou Pix
Realização: Arthousebc / Comunica