Os candidatos Lucas Gotardo (NOVO), Marisa Zanoni (PT), André Meirinho (PP) e Claudir Maciel (PSB) avaliaram a derrota nas urnas, analisaram suas trajetórias e comentaram a vitória da prefeita eleita, Juliana Pavan (PSD) que alcançou 29.495 votos.
O candidato do PL, Peeter Lee Grando, que ficou em segundo lugar na disputa, com 26.995 votos, não respondeu o contato do jornal.
Lucas Gotardo (NOVO), 6.110 votos
“Óbvio que a gente sempre entra no jogo para ganhar. Eu busquei dar o meu melhor, em respeito a todas aquelas pessoas que me ajudaram, que colaboraram comigo, acho que essa é a melhor forma de a gente respeitar as pessoas que acreditam na gente. E por isso que eu me dediquei integralmente, acordando cedo todo dia, às cinco da manhã, indo para as ruas panfletar. Eu passava a tarde toda no sol até anoitecer. Quando anoitecia, eu fazia jantas, reuniões.
Eu sabia que estava numa posição desfavorecida também, sem tempo de TV, sem rádio, não sendo convidado para os principais debates, com bem menos recursos financeiros, mas eu jamais recuei um minuto.
Fiz uma campanha limpa, sem prejudicar ninguém, sem ferir a honra de ninguém, apertando a mão das pessoas, olhando no olho, pedindo voto, exaltando a minha proposta do que eu quero para Balneário Camboriú.
Eu ainda acredito que, entre todos os candidatos, eu seria a melhor opção para Balneário tendo em vista todos os temas que abordei, tudo o que falei, a minha preocupação sobre a saúde fiscal do município de Balneário Camboriú.
Mas Balneário fez a escolha dela, que foi a escolha da candidata Juliana Pavan. Eu desejo muito sucesso para ela que a gestão dela seja excelente até porque todos nós moramos aqui em Balneário Camboriú, queremos o bem da cidade e a cidade tem que crescer, tem que evoluir. Espero que ela possa corrigir os erros do atual prefeito realizados nessa gestão, aquilo que o atual prefeito fez de bom, que ela possa manter; que ela tenha sabedoria para lidar com a Câmara de Vereadores e com as pessoas aqui da nossa cidade.
Acredito que não será uma gestão fácil e eu estou à disposição para ajudá-la no que for preciso e também, principalmente, ajudar Balneário Camboriú.
Desejo sucesso, o melhor para a nossa cidade e que Balneário Camboriú continue prosperando sempre. Eu quero agradecer a todo mundo que acreditou em mim, que me ajudou, aos 6.110 votos que recebi, a minha equipe que me ajudou em todos os momentos, os meus candidatos a vereadores que foram incansáveis, ao meu partido que me deu a oportunidade de disputar a eleição para prefeito, que me fez evoluir muito como ser humano, como político.
Eu tenho certeza que saí muito mais fortalecido do que entrei e já antecipo: até a próxima! Que venha 2026, que venha 2028 e que venha o próximo pleito”.
Marisa Zanoni (PT). 3.491 votos
“Entendo que nossa caminhada plantou sementes profundas de esperança. 3.491 pessoas resistiram à cortina da rejeição e acreditaram com toda a força em nossa proposta. Gente de coragem, que sonhou junto e deixou a alma ser tocada pela nossa utopia de uma Balneário Camboriú com mais amor. Viemos desacreditados. E eu sei do peso do enfrentamento sendo uma mulher, de esquerda, sendo ela mesma e encarando sem filtros a disputa pela prefeitura de uma das cidades mais conservadoras do país.
Me disseram para desistir, para aceitar ser vice, trocar de partido ou concorrer como vereadora, pois “eu estaria eleita”. Mas essa caminhada nunca foi sobre apenas vencer, e sim sobre semear, mesmo em solo aparentemente hostil. Por isso, mesmo antes do resultado, já sabíamos que éramos vencedores. Bastava olhar para o amor que recebíamos das janelas, os acenos de apoio, que sempre superaram o ódio e o desrespeito tão presentes em nossa cidade.
Saímos dessa campanha gigantes, com os corações aquecidos e o terreno fértil para a esperança de (re)existirmos aqui. De voltarmos a nos manifestar livremente, usar nosso vermelho com orgulho, e seguir sonhando.
Nossa coligação ainda elegeu um dos vereadores mais votados de 2024 e da nossa história, Eduardo Zanatta, e abriu espaço para tantas pessoas valiosas que vimos crescer e florescer ao longo dessa jornada.
Sobre a vitória da prefeita eleita, Juliana Pavan, gostaria de parabenizá-la especialmente por ser a primeira mulher a assumir a prefeitura. Essa conquista tem um significado simbólico importante, não só para as mulheres, mas para todos que acreditam na política como um caminho de transformação social. Espero que sua gestão seja voltada para atender as demandas das comunidades que mais carecem de políticas públicas, com soluções concretas para os desafios da nossa cidade.
Continuarei vigilante e participativa, firme na defesa das causas que acredito, sempre buscando fortalecer a democracia e melhorar as condições de vida da população de Balneário Camboriú”.
André Meirinho (PP), 3.094 votos
“Tenho muito orgulho do desafio que enfrentamos, da caminhada que percorremos e do projeto de cidade que apresentamos nesta eleição. Recebemos inúmeras palavras de apoio e reconhecimento pela campanha limpa e honesta que realizamos pensando no bem da cidade.
Aproveito para parabenizar a minha colega de Câmara, Juliana Pavan, pela vitória. Sei que ela terá grandes desafios pela frente, e espero, sinceramente, que faça uma gestão que atenda aos anseios da nossa população e traga bons frutos para nossa cidade sempre pensando no presente e no futuro de Balneário Camboriú”.
Claudir Maciel (PSB), 548 votos
“Concluímos uma eleição histórica na nossa cidade. Saio com o sentimento de dever cumprido por ter feito os melhores debates e por ter feito uma campanha baseada em projetos importantes para Balneário Camboriú.
Acredito que mais cedo ou mais tarde, estes projetos serão executados por quem estiver governando nossa cidade. Agradeço aos que me confiaram o voto, aos meus candidatos a vereadores e a minha família que permitiu que eu me doasse esse tempo por aquilo que eu acredito.
Em respeito à escolha da maioria, parabenizo a prefeita eleita Juliana Pavan e desejo que ela faça o melhor por nossa cidade. “Combati o bom combate, encerrei a batalha, guardei a minha fé”. Abraço a todos”.