A prefeitura, com recursos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP) quer deixar toda cidade iluminada exclusivamente com lâmpadas Led, substituindo as de vapor de sódio e vapor de mercúrio, até o segundo semestre deste ano.
Balneário Camboriú possui atualmente 10.022 postes tradicionais em todos os bairros, além de outras grandes estruturas de iluminação pública espalhadas nos molhes, avenidas e praças da cidade.
Segundo a Cosip, a redução do número de lâmpadas usado hoje em LED em relação as anteriores caiu 2,27 vezes.
O diretor da Cosip, Nei Fernandes, disse que além da beleza da segurança, tem outro fator importante na substituição das lâmpadas.
“A economia vai bater na casa dos 35 a 40% com as luminárias em LED em relação às de vapor de sódio (amarelas) e vapor de mercúrio (brancas). Outro fator importante é a manutenção, com a iluminação anterior era muito maior, porque elas têm um componente a mais que as LED não tem: os reatores. E mais: além da dificuldade de manter tinha o gasto na aquisição desse componente. Então além da economia muito maior, a manutenção é muito menor e muito mais barata”, disse Fernandes.
“A prioridade para nós sempre é a manutenção para que Balneário Camboriú esteja iluminada, porque lâmpadas queimam, apresentam problemas e hoje nosso objetivo é iluminação em todos os bairros”, afirmou.
Taquaras iluminada
Esta semana foi concluída a nova iluminação na Praia de Taquaras. Os serviços incluíram a instalação de postes, fiação elétrica e luminárias de LED nos sete decks que dão acesso da rodovia Interpraias à praia.
Para a instalação dos postes, a COSIP aproveitou estruturas já existentes em boas condições que foram relocadas de outros pontos da cidade. Elas foram lixadas, pintadas e reformadas e a Secretaria de Obras construiu as sapatas de sustentação. A parte de fiação e luminárias, totalmente novas, completam as melhorias.
A iluminação dos decks era uma antiga reivindicação da comunidade local, visando aumentar a segurança, já que o acesso à orla é feito exclusivamente por essas estruturas, uma vez que a praia conta com área de restinga.
Laranjeiras
Segundo o diretor da COSIP, a instalação de iluminação em LED na praia de Laranjeiras começou na quinta-feira (13).
“A faixa de areia ficou mais do que o dobro que era, já colocamos cinco postes no acesso à praia pelo calçadão. Serão colocados no total 13 postes na areia tudo com LED, depois vamos puxar toda a fiação ao longo da praia para então depois colocar as luminárias, que vão trazer uma luminosidade nunca existente”, disse Fernandes.
Força Tarefa
Nas próximas semanas, a COSIP retoma a força-tarefa junto com as companhias telefônicas, para retirar fios e demais materiais obsoletos. No ano passado foram retirados 35kms de fiação.
Leilão
Fernandes informou que vai ser realizado um leilão destes fios retirados, materiais de resíduos, reatores, entre outros. O edital será publicado na próxima semana.
“Resumindo: em relação a tudo que é usado nesse processo de lâmpada de vapor de sódio e metálico, para iluminação, o LED rendeu uma uma redução de 64% desses resíduos de descarte, portanto mais uma vantagem com a mudança que será concluída até o segundo semestre deste ano”, finalizou o diretor da COSIP.