Balneário Camboriú tem atualmente 45.451 empresas dos mais diversos portes e dessas 21.755 são MEIs, de acordo com os registros da Junta Comercial de Santa Catarina – Jucesc (clique aqui).
No vizinho município de Camboriú são 20.737 empresas ativas das quais 14.206 são MEIs.
A Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Balneário Camboriú e Camboriú (AMPE-BC) conta com mais de 200 empreendedores ME, EPP e MEI dos dois municípios, mas realiza suporte para toda a região sendo ou não associado de forma presencial ou on-line.
“Nosso objetivo é representar o interesse dos empreendedores além de realizar o suporte, capacitação e estimular o associativismo e o network entre as empresas associadas”, disse a presidente da AMPE, Aline Pereira.
Exemplo desse propósito foi o 1º AMPE em Movimento, realizado no último dia 25, na Praça da Bíblia, no centro de Balneário Camboriú, onde funciona todos os sábados a feira de hortifrutigranjeiros e artesanatos, de pequenos empreendedores.
“O Ampe em Movimento consiste em levar a associação para um local da cidade para esclarecimento de dúvidas sobre o Microempreendedor Individual e empreendedorismo”, disse Aline.
A primeira ação aconteceu das 8h às 16h e contou com a atendente especialista em MEI da AMPE-BC e um consultor do SEBRAE, além da presença de diretores da entidade e consultores da FAMPESC.
“Foi um momento de orientações e de conhecermos os diversos empreendimentos presentes em Balneário Camboriú. Tivemos alta demanda nos atendimentos priorizando, principalmente, os empreendedores da própria feira. As dúvidas mais comuns foram a regularização de débitos, alteração e formalização de MEI, pois alguns não possuíam empresa. Muitos também se interessaram no apoio do SEBRAE através da AMPE e o intermédio para a concessão de crédito”, disse a presidente da Ampe. Ela acrescentou que a próxima edição do Ampe em Movimento já está sendo planejada, mas ainda não tem data e local definidos.