Entre as atividades da 5ª Semana Lixo Zero Itajaí, mais de 250 voluntários participaram neste sábado (26), de um mutirão de limpeza da Baía Afonso Wippel, com concentração na Marina Itajaí. A ação incluiu um bate-papo com Filipe Oliveira, fundador da ONG Eco Local Brasil, que abordou temas sobre a importância da conscientização ambiental com informações sobre a poluição dos oceanos e o descarte irregular de resíduos.
A ação chamou atenção pelo forte engajamento da comunidade e pelo impacto ambiental gerado, com mais de 500 quilos de resíduos coletados, dos quais grande parte será reciclada.
Entre os materiais recolhidos, tampinhas de garrafas PET serão reaproveitadas e transformadas em 130 brinquedos que serão doados para crianças do Parque Dom Bosco e da Casa Biel de Itajaí, como parte das iniciativas de fim de ano da Marina Itajaí em parceria com a Eco Local Brasil.
“O evento tem crescido a cada edição, e neste ano reunimos mais de duzentos e cinquenta voluntários, incluindo empresas, entidades e membros da comunidade. Esse aumento significativo na participação demonstra o forte engajamento da população com a sustentabilidade, o que nos enche de satisfação e nos deixa otimistas para o futuro,” destaca Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.
“O mutirão promove a união de vários projetos por uma causa. Grande parte do material coletado será reciclado e retornará em forma de novos produtos. Na Eco Local, transformamos os resíduos tanto em brinquedos quanto em mobiliário urbano como bancos de praça e até pontos de ônibus. Colocamos a economia circular em prática e mostramos que ela é viável e real,” complementou Filipe Oliveira da Eco Local.
Mais informações: https://www.marinaitajai.com/
Texto: Rotas Comunicação