As eleições municipais acontecem no domingo (6), quando os 5.565 municípios brasileiros escolherão seus prefeitos e vereadores. Em Balneário Camboriú, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 106.783 moradores aptos a votar, 16.336 a mais que em 2020, quando o total era de 90.447.
A Justiça Eleitoral está preparando os últimos detalhes na cidade, que conta com duas Zonas Eleitorais – 56 (Ariribá, Barra, Barra Sul, Centro, das Nações, dos Estados, Estaleirinho, Estaleiro, Laranjeiras, Municípios, Pioneiros, Praia dos Amores, São Judas Tadeu, Taquaras e Várzea do Ranchinho) e 103 (Jardim Iate Clube, Municípios, Nova Esperança, Várzea do Ranchinho, Vila Real; além de assistir Camboriú – Areias, Barranco, Bela Vista, Braço, Caetés, Canhanduba, Cedro, Centro, Cerro, Conde Vila Verde, Japão, João da Costa, Lidia Duarte, Limeira, Macacos, Monte Alegre, Morretes, Rio do Meio, Rio Pequeno, Santa Regina, São Francisco, São Francisco de Assis, Taboleiro, Várzea, Vila Conceição, Vila das Pedras, Várzea do Ranchinho).
Os juízes eleitorais de Balneário Camboriú são Adriana Lisboa (103a. ZE) e Rodrigo Coelho Rodrigues (56a. ZE).
A reportagem do Página 3 conversou com o Chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Eduardo Reiser, que explicou que estão na correria, finalizando os preparativos do local de apuração (no Cartório Eleitoral, que fica na Rua 2850, 470, no Centro da cidade), além da questão das pastas dos mesários, processos e demais serviços.
“Está tudo bem corrido nos últimos dias, com serviço o tempo todo, mas faz parte”, diz.
Segurança e crime eleitoral
Sobre a segurança no domingo de eleição, Carlos salienta que no dia contam com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.
“Lembrando que qualquer cidadão pode fazer flagrante, além de fiscal, delegado ou mesário. A pessoa que cometeu o crime eleitoral será conduzida ao fórum, onde ocorre a audiência de custódia no dia mesmo. Talvez alguma situação pode ser solucionada no dia seguinte, mas a ideia é já ter a audiência no mesmo dia”, acrescenta.
A Justiça Eleitoral recomenda que denúncias sejam registradas também via aplicativo Pardal, que permite que o eleitor capture foto, áudio ou vídeo do que considere irregular.
“O juiz eleitoral faz a avaliação no dia, verifica a denúncia. No caso da propaganda eleitoral, estamos tendo representações de coligações, uma contra a outra, mas ocorreu em volume menor do que esperávamos. São processos que são julgados por juiz”, pontua Carlos.
Urnas chegaram em agosto
As urnas que serão utilizadas nas eleições municipais chegaram em Balneário Camboriú no mês de agosto, passaram por manutenção prévia, em cerimônia pública foram preparadas e no sábado (5) serão distribuídas nas sessões de Balneário Camboriú.
“São 294 ao total (227 da 56 ZE e 67 da 103 ZE). Vale relembrar que as urnas são 100% seguras, houve cerimônia que foi acompanhada por representantes dos candidatos, ainda têm verificação no dia, tudo disponível para consulta da população”, diz.
Dicas para o eleitor
O Chefe do Cartório Eleitoral sugere que os eleitores consultem previamente o local de votação, levem documento oficial com foto na sua respectiva seção e façam o download do app E-Título antes (até dia 5, sábado) porque no domingo não será possível.
“No app E-Título consta todas as informações e ainda pode ser utilizado como documento oficial de identificação. Quem tem biometria e baixou E-Título até dia 5 poderá utilizar para votar”, comenta.
Carlos completa sua fala destacando que a população deve escolher bem seus candidatos e votar consciente, além de evitar aglomerações e esperar o resultado.
“Após o resultado, aí podem comemorar, mas no decorrer do pleito, das 8h às 17h, pedimos que retornem para suas casas. E quem estiver fora do domicílio eleitoral poderá também justificar pelo E-Título ou em qualquer seção eleitoral onde pode preencher requerimento e justificar, mas pelo app fica muito mais fácil”, completa Carlos.