Seis atletas do projeto social “Anjos Sem Asas”, sediado no 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM) em Balneário Camboriú desde 2017, vão representar o Brasil em dois campeonatos mundiais de boxe.
O programa tem atualmente mais de 500 alunos e o foco é utilizar o esporte como ferramenta de transformação social.
Dos 19 atletas selecionados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para competir no Campeonato Mundial no Bahrein (país que compreende mais de 30 ilhas do Golfo Pérsico), que inicia nesta quarta-feira (23) e segue até dia 30, dois são do “Anjos Sem Asas”: Isabela “Maguila” e Wallifer “Pintinho”.
Outros quatro atletas – Cristiano “Polenta”, Guilherme “Feijão”, Aquiles “Booba” e Neto “Gafanhoto” estão competindo na classe juvenil do Campeonato Mundial da International Boxing Association (IBA), representando a Confederação de Boxe do Brasil (CBB), em Montenegro, na Europa. A competição termina no dia 6 próximo.
Os jovens foram treinados nas instalações do 12º BPM, pelo professor Whesley “Presunto”.
“Esses jovens vêm de realidades difíceis, e o esporte tem sido a chave para que eles não só se afastem das vulnerabilidades sociais, mas também se destaquem internacionalmente”, afirmou o treinador.
Muitos dos jovens que participam dos treinos do Anjos Sem Asas encontram no boxe uma maneira de superar desafios pessoais e traçar novos caminhos para o futuro.
Segundo o Major Márcio Leandro Favoretto, Comandante do 12º BPM, ‘o objetivo do projeto é formar mais que campeões, é formar seres humanos preparados para a vida’.