O atleta Charles Teixeira, do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED) de Balneário Camboriú, é um dos três integrantes da Seleção Catarinense de Tênis em Cadeira de Rodas, que disputa a Copa das Federações, em São Paulo.
Charles está desde domingo (3), no Centro Olímpico em São Paulo, com outros 80 atletas de 17 estados brasileiros, para um período de aclimatação e nesta quinta-feira (7) inicia a disputa ao lado de outros dois atletas catarinenses, Lucas Correia e Jucélio Torquato. O técnico é Marlon de Oliveira.
Charles disse que a sua convocação para a Copa das Federações é um reconhecimento por sua dedicação ao esporte.
“Iniciei o esporte em 2007, desde então foram muitas conquistas, mas esta com certeza é a mais gratificante, porque estou representando o Estado de Santa Catarina no cenário nacional. Para a minha preparação realizei os treinamentos mais intensivos de quadra com o auxílio da UFSC em Florianópolis devido a variabilidade das quadras e na Academia MFC em Balneário Camboriú, oportunidade de obter um condicionamento adequado e com isso integrar a equipe do Estado de Santa Catarina neste importante evento”, disse Charles Teixeira.
A Diretora Técnica do ICED, Gévelyn Almeida, disse que tem absoluta certeza que o atleta que está representando a Fundação de Esportes (FMEBC) e o Iced, terá êxito na competição.
“Pela primeira vez a modalidade Tênis em Cadeira de Rodas é contemplada no Bolsa Atleta Municipal, uma luta constante é buscarmos incentivos ao Paradesporto local, no reconhecimento em Programas de Incentivo direto ao atleta. Em 2023 lutamos junto ao Conselho Municipal de Esportes e FMEBC para que a categoria fosse contemplada pela primeira vez no Edital. Recentemente fomos contemplados com dois Editais do FundesporteBC, que remunera os profissionais responsáveis pela preparação física do atleta na Academia, monitoramento, e outro na aquisição de materiais indispensáveis para a prática da modalidade.
“Toda essa construção é necessária para dar todo o suporte ao atleta. Enquanto entidade viemos agradecer a abertura de portas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ao ceder espaço para a preparação do atleta ofertando qualidade de quadra”, segue a diretora.
“O atleta realizou trabalho voltado à preparação física com treinos diários de força, resistência, mobilidade e adaptações para a modalidade visando potencializar o máximo do desempenho esportivo em conjunto com o treino técnico/específico de quadra. Atleta responsável, disciplinado, persistente, comprometido com o esporte e a convocação traz a certeza de resultados e expectativas a respeito do trabalho realizado”, afirmou o professor Luis César Zanette, responsável pela preparação física do atleta na MFC Academia.