No dia 27 de setembro foi comemorado o Dia Mundial do Turismo, neste ano a confraternização foi em Camboriú em forma de turismo em área rural, na fazenda que já foi palco do lançamento do Caminhos de Santa Paulina e mais outras ações que promovi em prol do turismo da região da Costa Verde Mar.
Servimos o tradicional prato da colônia, porco assado com torresmo.
O enredo foi os roteiros e atrativos regionais, estiveram presentes 98 profissionais do turismo, agenciadores nacionais e internacionais, guias de turismo, relações públicas coordenadores de grupos e as estrelas do evento foi o historiador e pesquisador Isaque de Borba Corrêa que nos agraciou com a presença da professora universitária especializada em comportamento humano, com 33 anos de experiência e pesquisa em 38 países, coordenadora do curso de condutores ambiental Fatima Vieira.o diretor do Caminho do Louvor e a guia oficial da vila germânica de Blumenau representando as festas típicas com degustação de chopp e licores.
A gastronomia foi chefiada aqui nos Caetés de Camboriú por um descendente dos primeiros imigrantes alemães em solo catarinense Gilson Scheffer representando a família Scheffer da região do Alto Caetés de Alfredo Wagner.
O torresmo foi feito a moda rural, a diretora do Quilombola aqui de Balneário Camboriú a Rose que foi a responsável pela gerência desse sabor.
Nessa integração o turismo foi assunto durante 5 horas, as entrevistas estão no Alô Turismo do portal do meu companheiro Carlos Magagnin, para quem quiser acompanhar está online.
Tivemos bons resultados que foram três roteiros: no Vale Europeu, no litoral norte e na região do Campo dos Padres.
No Campo dos Padres iremos fazer uma caminhada para marcar o roteiro em Garuva, no norte do estado iremos fazer o Caminho do Peabiru e no Vale Europeu as experiências serão direcionadas a gastronomia.
Esses três passeios irei postar posteriormente.
Quero deixar nossos agradecimento aos 98 profissionais que participaram dessa ação, em especial ao meu amigo Nitcho do Catarinão que fez o transporte do centro até na fazenda Caetés, aos participantes e aos colaboradores da fazenda Caetés, cujo empenho resultou no sucesso do evento.
Nós comemoramos e quem ganha é você turista e visitante de Santa Catarina. Com essas ações desenvolvemos novas rotas e novos roteiros.