Inovação tecnológica, transformação digital, o impacto das redes sociais no consumo e novos modelos de negócios foram alguns dos temas abordados durante os três dias do Omnivarejo 2024, maior encontro de varejistas e empresários do Brasil.
Organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), e Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL BC) como parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de SC, a edição deste ano ocorreu de 18 a 22 de setembro no Centro de Eventos Júlio Tedesco.
Tradicionalmente, as convenções do Sistema CNDL contam com líderes e empresários de todas as regiões do país em busca de conhecimento aplicável aos seus negócios e entidades, além de relacionamento e troca de experiências.
A cada dois anos, os participantes do Omnivarejo têm a oportunidade de debater o futuro do setor, atualizar-se sobre inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, fortalecer sua rede de contatos e ganhar visões de futuro que impulsionarão o sucesso de sua empresa na próxima década.
No painel “Oportunidades e novos modelos de negócio”, que explorou como a tecnologia está criando novas frentes de inovação para o setor, Jansen Moreira, CEO da Incentive.me; Magno Neto, CEO da SPC Grafeno; e Teresa Cristina Charotta, diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (IBEVAR); destacaram as oportunidades que emergem no preços entre tecnologia e negócios. Moderado por Alexandre Weimer, a conversa trouxe à tona discussões sobre como empresas de todos os portes podem se adaptar e aproveitar os novos modelos de negócios que surgem a partir da transformação digital e da inovação tecnológica.
O painel “Impacto das redes sociais no varejo” trouxe reflexões sobre a influência das plataformas digitais na relação entre empresas e consumidores. Liderado por Daiane Quesada, gerente de indústria da Meta, empresa controladora de redes como Facebook, Instagram e WhatsApp, o debate focou em como essas ferramentas têm transformado o engajamento no varejo, ampliando o alcance das marcas e otimizando o atendimento ao cliente.
Em um cenário em que as redes sociais estão profundamente integradas ao cotidiano dos consumidores, as empresas precisam estar atentas às oportunidades de negócios oferecidas por essas plataformas. Daiane Quesada, com vasta experiência em marketing digital e inovação, destacou a importância de utilizar esses canais não apenas para promover produtos, mas para criar um vínculo mais próximo e personalizado com os clientes.
O Omnivarejo contou com uma palestra do filósofo e professor Mario Sérgio Cortella que apresentou “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, onde trouxe à tona questões fundamentais para líderes e empreendedores do varejo que enfrentam um ambiente de constantes e rápidas transformações.
“O conhecimento só tem valor quando é colocado na prática. Empresas que mantêm um ambiente de aprendizagem contínua estão mais preparadas para lidar com incertezas”, afirmou.
Para o presidente da CDL BC, Vilton Santos, a experiência de receber grandes nomes do varejo nacional em Balneário Camboriú para conversar sobre o futuro marcou a história da entidade e da FCDL SC, que se uniram à CNDL para promover o encontro bienal no Estado.
“Recebemos feedbacks extremamente positivos dos participantes de diferentes lugares do Brasil. Com certeza a convenção lojista de 2024 ficará para sempre nas nossas memórias”, finaliza.
Fonte: Buriti Jornalistas Associados