O presidente do MDB de Balneário Camboriú, vereador Nilson Probst, confirmou ao Página 3 na manhã de sexta-feira que seu partido não pretende lançar candidato a prefeito, mas deseja compor como vice na chapa majoritária, seja de Peeter Lee (PL) ou Juliana Pavan (PSD), os dois nomes que aparecem com maior destaque até o momento.
Havia uma conversa mais antiga, supostamente ocorrida em Florianópolis, com a presença do governador, lideranças emedebistas e o prefeito Fabrício Oliveira, de que o MDB comporia chapa com o PL, mas o cenário parece ter mudado e ficado em aberto.
Cogitado como pré-candidato a prefeito por Camboriú, o advogado Renato Cruz (filho do vereador Arlindo, que se bandeou para o PL), se filiou ao MDB de Balneário, aparentemente numa tentativa de Fabrício forçar seu nome como vice de Peeter Lee; mas lideranças emedebistas antigas se insurgiram e a tentativa de chegar agora e ocupar o banco da janela do ônibus “foi contornada”.
O vice-presidente do MDB, vereador Marcelo Achutti, confirmou a fala de Probst e enfatizou que o partido quer estar na majoritária, podendo fazer diferença na corrida eleitoral porque possuiria algo em torno de 8 a 10 mil votos fiéis.
Se tudo correr como Probst e Achutti esperam, mais à frente eles baterão chapa na convenção do partido, para ver quem será o vice de alguém.
O QUE DIZ JULIANA
“Reconheço que o MDB de Balneário Camboriú tem excelentes quadros políticos e temos dialogado muito. Aprendi muito com todos os vereadores do partido aqui no legislativo, que em algumas vezes me apoiaram na aprovação dos projetos de minha iniciativa e tb na fiscalização do atual governo municipal.
Lembro que há cerca de um ano eles aderiram ao projeto de continuidade da atual administração, e agora já vislumbram a possibilidade de ajudar a construir um projeto viável para contrapor a uma mera continuidade.
O MDB é mais um partido que se aproxima de nosso projeto, entendendo que seguir em frente é a lógica da vida, mas que nossa cidade precisará escolher um caminho melhor. E neste momento somente a nossa pré-candidatura representa viabilidade de mudança e mais avanços sem continuísmo e mesmice.
Com todos os líderes partidários com quem converso reforço a necessidade de união e de representarmos um projeto com propósito para a comunidade. Todos são bem vindos. Não tenho definição de pré-candidatura a vice e isto será construído com responsabilidade. Sigo conversando e construindo uma ampla frente política, que será necessária para alcançarmos o êxito no processo eleitoral que se aproxima.
Ainda faltam várias semanas para as definições, as convenções partidárias devem ser realizadas até 5 de agosto e o registro dos candidatos até dia 15 do mesmo mês.“
O QUE DIZ PEETER
“Quanto à definição do vice, acontecerá a seu tempo entre todos aqueles que participam da nossa aliança e que defendem a continuidade do governo Fabrício.
Não há qualquer definição de quem será nem de qual partido, assim como não há veto a qualquer nome ou partido.”
PRAZO
Ainda faltam várias semanas para as definições, as convenções partidárias devem ser realizadas até 5 de agosto e o registro dos candidatos até dia 15 do mesmo mês.