Caso eleita, quais serão suas principais iniciativas em relação a mobilidade urbana?
Se eleita, minha prioridade será transformar a mobilidade urbana de Balneário Camboriú em um sistema mais eficiente, sustentável e inclusivo, garantindo a todos o direito de ir e vir com segurança e agilidade.
Minhas principais iniciativas serão:
Vamos além da simples gestão de contratos de transporte, investindo em políticas e programas que realmente promovam a mobilidade urbana. Integraremos trânsito, transporte e mobilidade em uma única autarquia ou empresa pública, e ampliaremos os investimentos através de um Fundo de Mobilidade, garantindo recursos contínuos para melhorias.
Outro foco será a relação entre mobilidade e planejamento urbano, incentivando a construção de moradias para pessoas de baixa renda nas regiões centrais e promovendo empregos nas áreas periféricas, aproximando moradia e trabalho.
Além disso, vou assegurar a participação social por meio de conselhos de usuários, audiências e consultas públicas, sempre garantindo que a acessibilidade universal seja respeitada em todos os projetos, para atender às necessidades das pessoas com deficiência no uso do espaço público.
Avançaremos na implantação de corredores exclusivos de ônibus, além de modernizar o sistema de bilhetagem. O transporte elétrico será incentivado, aproveitando programas federais e financiamentos do BNDES para tornar nossa cidade mais verde.
Também vou priorizar a ampliação da rede cicloviária, garantindo segurança aos ciclistas e estimulando o uso da bicicleta com sistemas de compartilhamento públicos e gratuitos, além de programas que promovam o ciclismo como meio de transporte.
O atual prefeito se comprometeu, quase 8 anos atrás, em desenvolver matriz econômica com base em tecnologia, mas não fez nada neste sentido. Se eleita, quais iniciativas acerca de matriz econômica você pretende desenvolver?
Para continuar aprimorando o turismo de Balneário Camboriú, precisamos valorizar a vocação natural da cidade para o turismo e, ao mesmo tempo, diversificar as atividades ligadas a esse setor.
O primeiro passo é garantir a despoluição da Praia Central, pois a balneabilidade é essencial para manter a nossa principal atração. A revitalização da orla deve contemplar não apenas um visual moderno, mas também projetos que integrem esporte, cultura e lazer, criando um ambiente atrativo para moradores e visitantes durante o ano inteiro.
O esporte é um grande potencial que pode ser melhor explorado. Vamos promover competições amadoras em várias modalidades, como vôlei e futebol de praia, incentivando a participação local e atraindo turistas interessados em esportes.
Além disso, traremos para a cidade grandes eventos esportivos, com visibilidade nacional e internacional, como competições de skate, ciclismo, vôlei e esportes aéreos, posicionando Balneário Camboriú como uma referência no turismo esportivo.
Queremos transformar Balneário na capital nacional da produção cultural, através de investimentos estratégicos em cultura. Também vamos promover grandes shows e exposições, colocando a cidade em destaque em uma agenda cultural permanente, capaz de atrair turistas o ano todo. Eventos de música, teatro e arte serão incentivados, garantindo diversidade cultural e ampliando o público que visita a cidade.
Além disso, temos um grande potencial para explorar o turismo ecológico. A cidade possui belezas naturais que podem ser melhor aproveitadas, com trilhas, parques e passeios que promovam a consciência ambiental e a conexão com a natureza.
Essas ações vão garantir que Balneário Camboriú continue sendo um destino desejado, não só durante o verão, mas o ano inteiro, oferecendo uma diversidade de experiências culturais, esportivas e ecológicas que reforcem nossa vocação turística. Saiba mais sobre as nossas propostas em www.marisazanoni.com.