Visite Balneário Camboriú, você vai gostar.

Juliana Pavan pretende eliminar 7 cargos em nível de secretário e outras histórias

28/10/2024 | Clic, Dedo na Moleira

A ideia da prefeita eleita Juliana Pavan é eliminar 7 cargos da prefeitura de Balneário Camboriú que possuem nível de secretário. 

A estimativa é uma economia em torno de R$ 5 milhões ao longo do mandato, mas nem é isso que importa e sim o recado que a nova prefeita quer passar para a sociedade, inclusive a um monte de gente varejando em volta, pedindo cargos.

Coalizão

Juliana venceu a disputa numa coalizão de partidos e terá que contemplá-los nas nomeações, mas esse não é o problema e sim quem é nomeado.

Coalização 2

Claro, porque a política costuma atrair os menos qualificados, os bajuladores, os dispostos a fazer qualquer coisa por um emprego, e isso é péssimo para a qualidade do serviço público.

O modelo Spernau

O ex-prefeito Rubens Spernau também repartia cargos com vereadores, mas pedia que fossem indicados três nomes, para ele escolher um. E se não gostasse de nenhum pedia a indicação de outros.

O modelo Spernau 2

Com isso, mantinha certo controle sobre a qualidade dos nomeados e colocava os vereadores na saia justa de ter que indicar vários.

Que direita é essa?

Vejo na imprensa que os grandes vitoriosos nas eleições municipais são os movimentos de centro-direita e fico me perguntando o que significa isso? O PSD, partido que venceu no maior número de cidades (891), foi dissolvido pela ditadura dos milicos.

Que direita é essa 2?

O maior nome do antigo PSD foi Juscelino Kubitschek, numa época em que o partido era tão forte que dominava o Congresso Nacional. Pela régua da extrema-direita, o PSD deveria ser considerado de esquerda, mas é tarde para lamentar.

Que direita é essa 3 ?

O segundo colocado na quantidade de prefeituras foi o MDB (864), esquerda aguerrida que ajudou a enxotar a ditadura dos milicos e depois se tornou aquilo que todos sabemos, de preferência em dólar.

Que direita é essa 4 ?

Na terceira colocação o PP (751 prefeituras), esse sim de direita, pró-ditadura e ditadores, assim como o quarto colocado, o União Brasil, produto da reprodução assistida e mal resolvida de DEM com PSL. 

Que direita é essa?

E aí, com 517 prefeitura, vem o PL. Não está morto, mas fraquejou como diria seu líder – que a cada dia lidera menos. 

Que esquerda é essa 5?

Quando surgiram as patifarias do PT me alinhei aos que defendiam a extinção do partido por excesso de corrupção. Quatro tesoureiros nacionais presos é coisa de entrar no Guinness Book. Pois o PT está morrendo por si mesmo, com 252 prefeituras ganhas, conseguindo ficar atrás até de Republicanos (440), PSB (312) e PSDB (276).

É de pensar 

Partidos que governaram o Brasil em 21 dos últimos 28 anos, PT e PSDB, estão na lona. O PT conseguiu sobrevida com o Lula, mas embora ainda seja um nome forte para 2026, não é eterno.

Leia também