A jornalista Fabiany Smania, que atua na TVC Panorama e na Rádio Divino Oleiro, irá produzir um documentário sobre memória e patrimônio histórico-cultural de Balneário Camboriú, em comemoração ao 60º aniversário de emancipação política do município.
Ela foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2024 da Fundação Cultural da cidade, divulgado nesta semana.
O projeto cultural selecionado vai ser contemplado com verbas federais da Lei Paulo Gustavo (R$ 70 mil) – o dinheiro é remanescente de outro edital da Lei Paulo Gustavo, o 005/2023, lançado em agosto de 2023 pela Fundação.
Faby, como é conhecida, conta que Balneário Camboriú acolheu ela e sua família há 16 anos e que se sente pertencente ao município.
A jornalista já produziu alguns documentários ao longo da carreira, mas confessa que esse terá um significado ainda mais especial.
“Porque representa, além de muita gratidão por tudo que essa cidade nos proporciona, uma oportunidade de mostrar também a história dos gestores que já passaram, para os que estão e que chegarão aqui, tudo que já foi feito, tudo que está sendo feito e tudo que ainda será feito”, diz.
Uma equipe será contratada para atuar na produção, edição, captura de imagens, roteiro e também um historiador, Isaque de Borba Corrêa, especialista na história de Balneário Camboriú.
“O Isaque vai resgatar um pouco disso tudo, da história da nossa cidade. Poder contar um pouco desses 60 anos que Balneário Camboriú está comemorando é um momento realmente muito emblemático, importante e eu estou extremamente feliz e grata por ter essa missão em prol dessa cidade que eu tanto amo”, acrescenta.