O II Festival Teatral do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC) Projeto oficinas será realizado nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), no Teatro Municipal Bruno Nitz, que fica na Avenida Central de Balneário Camboriú. Com início às 19h em ambos os dias, o evento é aberto ao público geral e tem entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir de uma hora antes do início das apresentações.
O festival apresenta esquetes e espetáculos teatrais criados e produzidos por cerca de 80 estudantes a cada noite, com idades entre 10 e 16 anos, que frequentam as turmas de teatro do CEAC. Durante as duas noites, serão encenadas cinco montagens diferentes a cada dia, todas desenvolvidas coletivamente ao longo do ano letivo.
Segundo o diretor dos espetáculos e professor do CEAC Projeto Oficinas, Guilherme Trautmann, as produções são coletivas e os estudantes são instigados e convocados a envolver-se em toda a produção.
“Os primeiros meses de curso são destinados à iniciação teatral, onde os estudantes vão conhecendo elementos básicos desta linguagem artística. A partir do segundo semestre, as montagens começam a ser desenvolvidas. Cada turma tem uma montagem própria. Os textos são escolhidos, debatidos e definidos entre estudantes e professores, de acordo com as inquietações, pesquisas e estudos de cada turma. Os textos apresentados neste festival são adaptações de outras obras e roteiros, mas também dramaturgias próprias”, explica.
Mais do que uma experiência artística, o curso de Teatro e Adolescências do CEAC utiliza o teatro como uma ferramenta de formação cidadã, como explica Guilherme.
“O curso de Teatro e Adolescências oferece aos estudantes de 10 anos ou mais, a linguagem teatral a partir de elementos que provocam e fazem emergir em sala de aula, os diferentes pontos de vista sobre o processo de crescimento e de formação cidadã. Os adolescentes enfrentam dilemas múltiplos e variados, que decorrem de suas diferentes realidades e singularidades. O Teatro, por sua vez, usa como ferramenta para o processo de ensino da linguagem essas abordagens que não são de uma única adolescência, são de diferentes e coletivas adolescências”, completou.
A direção dos espetáculos é assinada por Guilherme Trautmann, com assistência de Izadora Ribas, professores das turmas.
Confira abaixo a programação completa
Quarta-feira (20), às 19h
- Cerimonial Palhacístico
- Princesas?
- A Revolução dos Bichos
- As alunas II – 3o Sinal
Quinta-feira (21), às 19h
- Cerimonial Palhacístico
- O Nevoeiro
- Sessão de esquetes:
- Assalto em uma noite de verão
- Imitose
- Programa DELAS
- 2070.