Qual é o meio de mobilidade urbana mais eficiente? Para responder esta questão, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú irá realizar nesta quinta-feira (19) o “Desafio Intermodal Intermunicipal Balneário Camboriú-Camboriú 2024”.
Já é o segundo desafio que o IFC promove, desta vez no âmbito do Projeto Ciclobservatório IFC. O desafio há alguns anos era promovido pela Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú.
Promovido anualmente em diversas cidades brasileiras, o Desafio intermodal testa a eficiência de diversas modalidades de mobilidade urbana.
“Tendo em vista o alto fluxo de pessoas e de veículos diariamente entre Balneário Camboriú e Camboriú, dado que as cidades são conurbadas, o desafio será intermunicipal”, explicou a coordenadora do projeto, professora Roberta Raquel.
O Desafio Intermodal deste ano contará com seis modalidades: automóvel, motocicleta, carro de aplicativo, ônibus, bicicleta e a pé.
Todos os participantes sairão juntos, exatamente às 18h, do Teatro Municipal Bruno Nitz, na Avenida Central, em Balneário Camboriú, com destino ao campus do IFC Camboriú, na cidade de Camboriú.
Cada desafiante escolhe seu próprio trajeto, devendo respeitar as leis de trânsito, simulando uma viagem diária de alguém que sai, ao final do dia do seu trabalho com destino à sua casa. “Tendo em vista que os meios de mobilidade precisam ser bons não somente para os indivíduos, mas também para a sociedade e para a natureza, além do tempo de deslocamento, o Desafio Intermodal também levará em consideração a emissão de gás carbônico, a emissão de ruídos, o gasto de energia e o custo financeiro da viagem”, destacou Roberta.
Ainda de acordo com a professora, com esta atividade o IFC estará cumprindo com sua função de contribuir com a geração de conhecimento para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs. Com base nas variáveis analisadas, a Comissão organizadora demonstrará, já na chegada do Desafio, qual o meio de mobilidade que melhor atende às necessidades sociais.