A produção do documentário Histórias da Gente, projeto que promete revelar fatos e curiosidades sobre Balneário Camboriú, um dos principais municípios de Santa Catarina, está na etapa final de suas gravações.
Aprovado pela Lei Paulo Gustavo e dirigido por Denise Serafini, o filme em média-metragem documental adota uma abordagem exploratória, expositiva e participativa, focada no resgate histórico e cultural da cidade.
O documentário será lançado em Balneário Camboriú no mês de novembro com exibições na Univali campus Balneário Camboriú e no SESC.
Histórias da Gente mergulha nas raízes de Balneário Camboriú, investigando quem foram e o que fizeram os primeiros habitantes, desde os pescadores que moldaram a tradição local até a verticalização que transformou o município em um polo turístico multicultural.
O documentário abordará temas que vão além do glamour turístico e revela uma cidade rica em história, visão de futuro de seus pioneiros e o orgulho de quem vive no município.
Denise Serafini, uma “forasteira” que escolheu Balneário Camboriú como morada, conduz o documentário com um olhar curioso em busca da essência do município.
“Realizar o documentário era um desejo meu desde 2012, quando passei a morar em BC. Como jornalista e produtora audiovisual sempre gostei de ouvir histórias e contar essas histórias. Assim, explorar tantas curiosidades de BC expressando esse meu ponto de vista é muito gratificante”, revela a diretora.
Histórias da Gente traz questões que prometem provocar reflexões, saudades e muito conhecimento.
“Queremos apresentar Balneário Camboriú sob uma perspectiva única, unindo história e modernidade, tradição e inovação valorizando as pessoas que fizeram e fazem parte dessa trajetória”, complementa Denise.
O projeto visa não apenas entreter, mas também educar, estimulando tanto moradores quanto turistas a perceberem a cidade com um novo olhar. Ao combinar a oralidade dos depoimentos com imagens em movimento, “Histórias da Gente” busca preencher uma lacuna na produção audiovisual da região, criando um registro envolvente e tecnicamente refinado em torno da história local.
A Lei Paulo Gustavo, que financia o projeto, é uma iniciativa importante para o fomento da cultura no Brasil, fornecendo recursos para a produção audiovisual e outras manifestações artísticas.
O documentário “Histórias da Gente” reforça o compromisso com a valorização e preservação do patrimônio cultural de Balneário Camboriú.