O último dia para realizar convenções partidárias para oficializar a escolha de candidatos para prefeito, vice-prefeito e vereadores para a eleição de outubro, é segunda-feira (5).
Depois de definir os nomes, é solicitado à Justiça Eleitoral o registro das candidaturas até dia 15 de agosto. Nas convenções também é decidida a formação de coligações para a disputa da eleição majoritária (prefeita ou prefeito).
Alguns partidos já realizaram e anunciaram suas escolhas. Outros movimentam o final de semana, a partir desta sexta-feira.
As eleições estão marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (onde houver segundo turno, em Santa Catarina, apenas três cidades poderão ter segundo turno, Joinville, Florianópolis e Blumenau).
Esta semana, a reportagem do Página 3 ouviu presidentes dos partidos que marcaram suas convenções para os três últimos dias do prazo.
- Sábado
PSB (Partido Socialista Brasileiro)
- Dia 3/8 das 9h às 13h, na rua Dinamarca, 255
O presidente do partido, Marcelo de Oliveira Lazzaroni, disse que a expectativa é reunir em torno de 200 pessoas na convenção.
“A princípio o PSB 40 de Balneário Camboriú terá candidatura própria, com Claudir Maciel candidato a prefeito. Porém, estamos conversando com outras forças políticas da cidade visando uma coligação”, declarou Lazzaroni.
PT (Partido dos Trabalhadores)
- Dia 3/8, 15h, na Rua 906, nº 766 (sede do partido)
O presidente do diretório municipal do PT de Balneário Camboriú, Mozart Serpa de Toledo, disse que o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) já definiu a pré-candidatura de Marisa Zanoni Fernandes à prefeitura e uma chapa completa de vereadores e vereadoras.
“Estamos juntos com Solidariedade, Rede e PCdoB, embora o PCdoB não lançou candidatos, faz parte da nossa Federação. O vice será indicado pelos partidos que compõem a coligação, disse Mozart, acrescentando que nesta semana, o partido seguiu em conversa com o PSB, que também tem convenção neste sábado.
Partido Novo
- Dia 3/8 às 10h, na Avenida do Estado, 2100 – Edifício Parque das Nações, sala 13
O presidente do Diretório Municipal do Partido Novo de Balneário Camboriú, Marcelo Kozar, disse que a convenção é um marco importante para o partido.
“Estamos comprometidos com uma política de verdade, pautada em princípios sólidos e na eficiência da gestão pública. A oficialização da candidatura de Lucas Gotardo e dos nossos candidatos a vereadores reforça nosso compromisso em promover as mudanças que nossa cidade precisa”, disse.
- Domingo
Cidadania&PSDB
- Dia 4/8 , 16h, na Câmara de Vereadores
O presidente do Cidadania de Balneário Camboriú, João Passos, disse que a Federação Cidadania/PSDB tem expectativa de reunir cerca de 150 filiados, dos quais 100 do Cidadania e 50 tucanos.
“As negociações seguem durante a sexta e o sábado para entendermos da possibilidade de a Federação ter um nome na majoritária. O Cidadania apresentará o nome do vereador Gelson Rodrigues para compor a chapa majoritária”.
- Segunda-feira
União Brasil
- Dia 5/8, 19h, na Câmara de Vereadores
O presidente do partido, vereador Omar Tomalih, disse que as conversas com outros partidos seguem firmes até o dia da convenção.
“Nesta quinta conversamos com o grupo do Fabrício, também tivemos uma conversa bem avançada com o grupo do PSD da Juliana, inclusive a nível de estado e estamos conversando com alguns candidatos a vereador. Até segunda-feira teremos um time bacana e iremos definir a questão majoritária”.
Partido Liberal (PL)
- Dia 5/8, 19h22, no Centro de Eventos Júlio Tedesco
O presidente do partido, Fabrício Oliveira, anunciou que no encontro o PL anunciará o nome de Peeter Lee Grando para prefeito. O vice ainda não estava indefinido até o fechamento desta reportagem.
O evento contará com a presença do governador Jorginho Mello, do senador Jorge Seif Júnior, além de representantes do Legislativo Estadual e Federal da Sigla e de partidos aliados, em Santa Catarina.