A 5ª Festa Raízes de Taquaras, que inicia na quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi e segue até domingo (2), iniciou os preparativos esta semana, com a montagem da estrutura, na Avenida Interpraias, capacitação dos expositores de gastronomia e reuniões de treinamento sobre a separação e reciclagem dos resíduos.
A festa criada para manter viva a cultura e as tradições de Taquaras, também movimenta a economia local, com a venda de produtos típicos, produzidos por aquela comunidade, destacando o engenho de farinha, que continua funcionando e tornou-se uma atração histórica do local, assim como a pesca artesanal, que alimenta o ‘carro-chefe’ da gastronomia da festa.
Marisco da rocha na casca, novidade na gastronomia
O presidente da Associação dos Moradores de Taquaras, Jair Euflorzino disse ao Página 3 esta semana que três mil tainhas estão reservadas e garantidas para a festa, mas que a expectativa vai além disso. Ele destacou a gastronomia local, uma das principais atrações da festa. Esta semana uma equipe do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária realizou uma capacitação e roda de conversa sobre boas práticas na manipulação de alimentos para os expositores das tendas gastronômicas.
Entre os temas abordados estavam as boas práticas de manipulação de alimentos, orientações sobre a importância da carteira de saúde atualizada, higienização das mãos e armazenamento e conservação dos alimentos. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos produtos que serão comercializados no evento.
“Vamos torcer para que tenha público para vender quatro, cinco mil tainhas, é nosso carro-chefe. A gastronomia local terá grande variedade, 37 barracas, são as nossas cozinheiras daqui que fazem aquele peixinho em posta, caldo do peixe, entrevero de pinhão, pastel de camarão, moqueca de camarão, choripan e esse ano vamos torcer que o mar dê uma melhorada boa, porque vamos ter pela primeira vez na festa, uma barraca do marisco na casca, que é aquele marisco da rocha e não aquele do cativeiro. Tem um pescador nativo de Taquaras, nasceu tirando marisco, trouxemos ele para festa. Sempre com novidade, nossa festa faz parte do calendário do município, envolve muitas famílias, a comunidade prestigia”, disse Euflorzino.
Também serão vendidos, em tendas do artesanato, roupas, calçados, toalhas, almofadas, pinturas, quadros, origamis, colares e biocosméticos.
A lista do que estará nas tendas pode ser conferida no link https://bit.ly/3U5YLBK.
Euflorzino destacou que ano passado a festa recebeu quase 30 mil pessoas, mas esse ano a expectativa é superar esse número.
“Queremos chegar a 40 mil, a festa cresceu tanto que a Interpraias está ficando pequena já…Tem muitas novidades e esse ano vamos ter também uma tenda de donativos para os irmãos do sul”, adiantou o presidente.
Prioridade é preservar a essência da festa
O vice-presidente da Associação, Marcelo Peixoto, disse que a festa está crescendo em maturidade, em tamanho, em responsabilidade, mas sempre mantendo o objetivo: valorizar cada vez mais as tradições culturais.
“Esse ano vai crescer bastante na parte cultural, com mais ações e informações sobre a cultura tradicional local e estamos avançando e fazendo um trabalho grande com a Secretaria do Meio Ambiente, desde o cuidado com a seleção das embalagens ecológicas, e todo um trabalho de direcionamento e catalogação destes resíduos. Os donos das tendas estão recebendo informações sobre sustentabilidade que estarão repassando para o público, também teremos novidades para as crianças. Mas tudo para preservar a essência da festa, que são as tradições do bairro, desde a seleção das barracas, através de edital, onde procuramos priorizar a comunidade, para manter esse espírito da festa”, declarou Marcelo.
A Raízes é promovida pela Fundação Cultural e Associação de Moradores de Taquaras. Com entrada gratuita, a festa será na Avenida Interpraias, no trecho entre a Rua Cambará e a Rua Figueira, perto da Praia de Taquaras, em um espaço de 2.200 m2 de área coberta.
Programação
30/5 (Quinta-feira)
- 12h às 13h30: Ana Carolina Salles – MPB
- 13h30 às 15h30: Júlia Mattos – MPB
- 15h às 17h: Hildo Antônio de Souza – Pop Rock
- 17h30 às 18h30: Banda Municipal de Balneário Camboriú
- 19h: Cerimônia de abertura
- 19h30 às 21h: Tchê Chaleira – Música Gaúcha
- 21h30 às 23h: Campeiraço – Robson Fernando Neves Dias – Música Gaúcha
31/05 (Sexta-feira)
- 11h30: Banda Escola Taquaras
- 13h às 15h: Palco Aberto – Alessandra Sipriano – MPB
- 16h às 17h30: Eliu Matheus Cardoso Maier e Grupo – Quarteto Instrumental – Pop Rock
- 17h30 às 19h: Maritza Clarisse Tello de Montreuil – Música Latina Americana
- 19h às 20h30: Natália Pereira – Samba
- 21h às 23h: André Luis – Sertanejo
1/6 – (Sábado)
- 12h30 às 12h45: Flashmob Cia Espaço2
- 13h às 14h30: Suellen Wagner – MPB
- 14h45 às 15h: Flashmob Cia Espaço2
- 15h às 16h30: As Mareadas – As Palhacinhas
- 16h30 às 16h45: Flashmob Cia Espaço2
- 16h45 às 18h30: Luciano Candemil – Forró
- 18h30 às 19h: Dança – Alma Missioneira
- 19h: Palco aberto para a comunidade de Taquaras – Terno De Reis
- 20h às 21h30: Tiago Crauss Forgiarini – Pop Rock
- 21h30 às 23h: Yuri e Kauê – Sertanejo
2/6 – (Domingo)
- 11h: Palco Aberto
- 12h às 14h: Luciano Guarise – Música Gaúcha e Sertaneja
- 14h30 às 16h30: Leon Adan Gutierrez de Carvalho – Samba
- 17h às 18h: Clóvis Rey Martinez
- 18h às 19h30 – Julia Matos – MPB
- 19h às 21h30: Eriton Diones Pereira – Galopaço – Banda de Baile – Música Gaúcha