A Persona Cia de Teatro, de Florianópolis, apresenta gratuitamente o espetáculo “Paraíso, SC” em Balneário Camboriú no sábado (12), às 20h, no Arthousebc, e em Itajaí no domingo (13), às 20h, na Casa de Cultura Dide Brandão.
Com uma forte carga dramática através da música e da atuação do elenco, a peça narra a história de uma família que vive numa pequena cidade do interior onde se faz presente a violência doméstica e o abuso infantil nas relações familiares. Ao discutir tais temas, o espetáculo potencializa o drama das famílias e das vítimas afetadas pelo problema.
Desta forma, a peça faz uma crítica sobre fatos presentes no cotidiano de muitos lares e que ainda são literalmente silenciados em nossos tempos.
A reflexão proposta através do lúdico permite ao espectador perceber as nuances que envolvem estes contextos por vezes despercebidos socialmente.
Toda a história é narrada somente com os elementos da música e das ações dos atores, não há texto falado em cena. “A proposta é expandir o estudo sobre a musicalidade na construção da cena, foco de pesquisa da Persona Cia de Teatro desde sua fundação, para o campo das ações e da percepção, para o campo da escuta do ator e do espectador, onde aspectos da trilha sonora composta especialmente para o espetáculo, ou mesmo dos sons criados pelos atores, sejam fundamentais para o entendimento dos afetos das personagens e do drama vivido por aquela família”, explica o diretor Jefferson Bittencourt.
O ponto de inspiração para a criação deste espetáculo foi a cidade de Paraíso, localizada no extremo oeste catarinense, na divisa do Brasil com a Argentina.
Assim como o filme “Paris, Texas” (1984), de Wim Wenders, onde Paris na verdade se trata de uma cidade no interior do Texas e não a capital da França, temos em Santa Catarina a cidade chamada Paraíso, nome que se torna uma metáfora para um lugar de descanso, paz, beleza e eternidade, mas que guarda uma história trágica e que teve como uma das consequências a separação entre mãe e filha por 20 anos.
A classificação indicativa do espetáculo é de 16 anos.
A entrada é gratuita mediante a retirada antecipada do ingresso pela plataforma Sympla ou na bilheteria do local uma hora antes do espetáculo, conforme a capacidade.
As apresentações contarão com intérpretes de Libras. Após a apresentação haverá uma conversa com os atores e o diretor sobre a construção do espetáculo.
As apresentações foram viabilizadas tendo como incentivadora a InforMac, através da Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal.
No mesmo dia de cada apresentação será oferecida uma oficina gratuita com três horas de duração, das 13h às 16h, intitulada “A orquestra invisível: o trabalho da encenação a partir de conceitos fundamentais da linguagem musical”, ministrada pelo diretor da Persona, Jefferson Bittencourt.
Voltada para o público interessado na arte teatral, sem necessidade de conhecimento prévio, as oficinas possuem vagas limitadas para 30 pessoas e as inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo telefone (48) 99901-9366.
Serviço:
- Espetáculo: Paraíso, SC
- Grupo: Persona Cia de Teatro (Florianópolis, SC)
Classificação: 16 anos
Ingressos gratuitos antecipados pela plataforma Sympla.
Balneário Camboriú
- Espetáculo: Paraíso, SC
- Data: 12 de outubro, sábado
- Hora: 20 horas
- Local: Arthousebc (Rua São Paulo, 581, Galpão 1, Balneário Camboriú)
- Ingressos: clique aqui
Oficina gratuita “ A orquestra invisível”
12 de outubro, das 13h às 16h
Arthousebc
Inscrições: (48) 99901-9366
Itajaí
- Espetáculo: Paraíso, SC
- Data: 13 de outubro, domingo
- Hora: 20 horas
- Local: Casa de Cultura Dide Brandão (Rua Hercílio Luz, 655, Itajaí)
- Ingressos: clique aqui
Oficina gratuita “ A orquestra invisível”
13 de outubro, das 13h às 16h
Casa de Cultura Dide Brandão
Inscrições: (48) 99901-9366
Sobre o grupo:
A Persona Cia de Teatro foi fundada em 2001, em Florianópolis, SC. O grupo tornou-se um dos mais representativos e importantes do Estado, com trabalhos apresentados em circuitos como Palco Giratório Sesc, Festival Latino-Americano de Teatro em Londres (CASA), e eventos como Projeto Caixa Cultural e Emcena Catarina (SESC). Desde 2001, o grupo mantém intensa atividade com uma média de um espetáculo novo a cada dois anos. Atualmente, conta com 11 espetáculos em seu repertório. Em 2024 o grupo completa 23 anos de atividades.
Ficha técnica: Paraíso, SC
- Elenco: Álvaro Guarnieri, Fernando Kleis, Giselle Kincheski, Juli Nesi e Verônica Bornhofen.
- Direção: Jefferson Bittencourt
- Dramaturgia: Persona Cia de Teatro a partir do argumento de Jefferson Bittencourt
- Música: Diogo de Haro
- Figurinos: Valéria de Oliveira
- Cenário e Objetos: Jânio Roberto de Souza
- Iluminação: Jefferson Bittencourt
- Fotos: Emerson Cassanelli
- Locução: Bruno Marcos Kleis
- Arte Gráfica: Jefferson Bittencourt
- Assessoria de imprensa: Gisele Palma
- Produção: Persona Cia de Teatro
- Sinopse: A peça conta a história de uma família simples, do interior de Santa Catarina, acometida por episódios violentos e que busca no amor sua fortaleza. O espetáculo é concebido sem falas, apenas no jogo entre música e atuação. Trilha sonora composta por Diogo de Haro. Dramaturgia da Persona Cia de Teatro a partir do argumento de Jefferson Bittencourt, que também dirige o espetáculo.
Texto: Gisele Palma