Nesta terça-feira (15) é celebrado o Dia do Professor, data que celebra a importância da profissão que forma todas as outras, mas que também é vista como dia de luta pela educação e de consciência.
A educação de Balneário Camboriú se sustenta graças ao empenho e dedicação dos profissionais que, todos os dias, entram em sala de aula para transformar vidas – seja nas escolas municipais, estaduais ou privadas.
Prêmio Professor Nota 10
A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu, na noite de segunda-feira (14), véspera do Dia do Professor, a sessão solene de entrega dos diplomas do Prêmio Professor Nota Dez 2024.
Regulada pelo Decreto Legislativo 480/2019, a premiação está em sua 8ª edição, e tem o objetivo de homenagear os professores do ensino fundamental e da educação infantil que mais se destacam pela experiência educativa com trabalho inovador, criativo e transformador em cada ano letivo.
O prêmio contempla educadores da rede pública e privada.
Os 41 professores homenageados foram indicados à premiação por escolas de Balneário Camboriú a partir da avaliação da equipe gestora e do voto direto dos pais, alunos e funcionários (confira a lista completa dos homenageados no final do texto).
Fizeram uso da palavra na solenidade o secretário de Educação de Balneário Camboriú, Otto Thiel; o presidente da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social do Legislativo, vereador Eduardo Zanatta (PT); e a presidente da Câmara Mirim, vereadora mirim Danyella Mafra (do CEM Giovania de Almeida).
Prestigiaram a sessão vereadores, vereadores mirins, professores, gestores e funcionários das unidades de ensino, além de familiares dos homenageados.
Importância da data
A presidente da Associação de Professores e Especialistas de BC, Dayane Masselai, informou que o Dia do Professor foi celebrado pela entidade no último sábado (12), com uma festa para os associados.
Ela aproveitou para destacar o quanto a educação de Balneário Camboriú se sustenta graças aos profissionais que atuam diariamente em sala de aula, dedicando-se a oferecer um ambiente acolhedor e comprometendo-se com a promoção de uma educação socialmente referenciada para todos e todas, apesar de todas as adversidades.
“Ser professor e professora em Balneário Camboriú nos últimos anos tornou-se sinônimo de resistência em defesa da Educação Pública de qualidade, que resiste ao sucateamento planejado da gestão, com o objetivo de entregar verbas da educação pública para escolas privadas. Onde a educação virou negócio, que precisa dar lucro e não resultado, onde há discriminação entre crianças que acessam unidades particulares pela porta dos fundos, onde pais são atendidos em uma secretaria separada, onde o recreio é separado, conforme inúmeras denúncias que recebemos nos últimos anos”, disse.
Dayane opinou que este sucateamento tem levado a superlotação das salas, e ao adoecimento de inúmeros profissionais, que não conseguem conviver com a sobrecarga de trabalho e com o descaso que a Secretaria de Educação recebeu nos últimos anos.
“O magistério de Balneário Camboriú está esperançoso com a próxima gestão, pois foi depositada muita confiança na mudança de concepção sobre o ensino, confiança em uma escola pública socialmente referenciada, uma escola pública integral de tempo integral, na reconstrução das unidades demolidas – como o CIEP – a construção de mais escolas, a valorização de professores e professoras. As crianças não podem ser vistas como mercadoria ou uma forma de obter lucro, devem ser respeitadas, assim como suas famílias. A educação pública deve ser emancipatória, de forma a atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias, com espaços físicos adequados, salas bem equipadas, alimentação saudável, uniforme escolar e sobretudo, respeito”, completou.
Os Professores Nota 10
A lista dos professores homenageados na Câmara Municipal nesta segunda-feira
- CEM Ariribá – Daniel Abud Marques Robbin
- CEM Estaleiro Dona Lila – Maria Cristina Medeiros da Silva Neuhaus
- CEM Giovania de Almeida – Angélica Aniceto
- CEM Governador Ivo Silveira – Dirley Rosa Caregnato
- CEM Jardim Iate Clube – Murilo Dias
- CEM Nova Esperança – Ana Laura Silva dos Santos
- CEM Presidente Médici – Camilla Pereira Bitencourt
- CEM Professor Antonio Lúcio – Monica Sibele Salvio
- CEM Professor Armando César Ghislandi – Jessica Lysiane Becker
- NEI Criança Esperança – Elisete Soares Voiticzki
- NEI Criança Esperança – Gisele Boaventura Muraro
- NEI Criança Esperança – Ivete Schweig
- NEI Criança Esperança – Sandra dos Santos Amora
- NEI Iate Clube – Fernanda Milani Schappo
- NEI Iate Clube – Michely Marin dos Santos
- NEI Iate Clube – Roseli de Oliveira Chiquio
- NEI Iate Clube – Rozivane Rocha Lana
- NEI Nova Geração – Maria Amabiles Carara
- NEI Nova Geração – Rosana da Silva Siqueira
- NEI Novo Tempo – Amélia Aparecida Barichello Busato
- NEI Novo Tempo – Sueli Teresa de Melo Caldeira
- NEI Novo Tempo – Rosana Schimidt Coleraus
- NEI Novo Tempo – Vanda Gervasi Bastos
- NEI Pão e Mel – Carla Andréia Régis
- NEI Professora Odácia Tereza Damázio – Karla Alessandra dos Santos
- NEI Professora Odácia Tereza Damázio – Priscilla dos Santos Teixeira
- NEI Rio das Ostras – Alessandra Maria Ramos de Oliveira
- NEI Rio das Ostras – Dinalva Tiago
- NEI Rio das Ostras – Marcia dos Santos
- NEI Rio das Ostras – Maissy Cristhine Viégas
- NEI Rio das Ostras – Michele Willig
- NEI Rio das Ostras – Fernanda de Albuquerque
- NEI Rio das Ostras – Kamila Costa Floriano Domingues
- NEI Rio das Ostras – Nilce Curioni
- NEI São Judas Tadeu – Claudiana Bastos da Silva
- NEI Sementes do Amanhã – Rafaela Mendes dos Reis
- NEI Vovô Alécio – Angela Maria da Silva
- NEI Vovô Alécio – Joice Lenara da Silva
- NEI Vovô Alécio – Tatiane Raquel Pichetti Trevisol
- Pé-de-Brincadeira Centro Educacional Infantil – Sandra Eliane Runke Santos
- Polo Altas Habilidades/Superdotação – Gabriela Patricia Zagurski Siebert.