As redes sociais como ferramenta para a gestão pública bem-sucedida, será um dos temas do 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a prefeitura de Camboriú, nesta quinta (28) e sexta (29), no ginásio Irineu Bornhausen, no centro de Camboriú.
O evento reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas para abordar soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos.
Um dos palestrantes é o especialista em Comunicação Política, Marcello Natale. Ele diz que não há como a administração pública se conectar ou compreender as demandas da população sem estabelecer um diálogo constante através das ferramentas digitais.
“A comunicação é uma peça essencial para a gestão pública. Antes, as informações sobre as cidades eram consumidas de forma unilateral; agora, a população tornou-se co-criadora de conteúdo, o que trouxe mais complexidade ao cenário. Redes sociais, nesse contexto, se transformaram em verdadeiras extensões das praças e ruas, ampliando o espaço de interação e participação cidadã”, destacou Natale.
Ele acrescenta ainda que, ao criar canais de atendimento ágeis e interativos, o governo transforma o cidadão em protagonista da gestão pública, fortalecendo a sensação de pertencimento e participação.
“Redes sociais e comunidades online permitem não apenas informar, mas também ouvir ativamente as demandas, sugestões e preocupações da população. No ambiente digital, o governo pode estar onde as pessoas estão, tornando-se mais acessível e conectado à realidade do dia a dia”, completou o comunicador.
Marcello Natale é estrategista digital, com experiência em campanhas eleitorais de todos os níveis e mandato legislativo e executivo. Desde 2012, lidera equipes de comunicação digital e mobilização em diversas regiões do Brasil. O painel do estrategista será apresentado às 11h10 do primeiro dia do Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes de Camboriú.
Prefeitos Inovadores
A programação traz o reconhecimento dos prefeitos e projetos inovadores 2024 do Estado. Para a seleção, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município (confira a lista completa).
“O reconhecimento valoriza as gestões municipais que estão buscando usar a tecnologia de forma inteligente para melhorar a qualidade de vida da população local. A inovação no setor público não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente para garantir a relevância e eficácia da governança na era digital”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.
Além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro terá acesso às soluções disponíveis pela IGTECH, I4i – Intelligence Four innovation, eMaster, Conectaa Sistemas, Binär Tech, VoxCity, Flugo, Gove, Portal de Compras Públicas e Virtual Automação.
O congresso tem o apoio institucional da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e das associações de municípios AMFRI, AMREC, AMURES, AMAUC, AMVALI, AMURC, AMERIOS, AMARP, AMESC, AMAVI, GRANFPOLIS, AMUNESC, AMNOROESTE, AMUREL e AMPLANORTE.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, novos eleitos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.
Serviço
7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes
Data: 28 e 29 de novembro de 2024
Horário: a partir das 08hs
Local: Ginásio Irineu Bornhausen | Camboriú (SC)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades: https://www.sympla.com.br/rcd
Fonte: Rede Cidade Digital (RCD)