Balneário Camboriú terá novamente a Bandeira Azul hasteada em três praias (Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho) e na Tedesco Marina, na temporada de verão 2024/2025.
Em setembro, o Júri Internacional do programa Bandeira Azul reconheceu 49 locais brasileiros pelo compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável. Santa Catarina se destaca com 25 praias e marinas premiadas.
Segundo a assessoria do Bandeira Azul, o Brasil estabeleceu um novo recorde de aprovações no Programa Bandeira Azul, consolidando-se como o líder sul-americano em sustentabilidade costeira.
Entre os seis estados premiados, Santa Catarina se destaca, com 25 aprovações — 20 praias e 5 marinas — reafirmando sua posição de destaque no cenário ambiental e turístico do país.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Ceará também tiveram destinos reconhecidos.
Entre os destaques catarinenses, figura Balneário Camboriú, mantendo três Bandeiras para as praias Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho e ainda a Tedesco Marina.
Em Balneário Camboriú, as praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente. Taquaras obteve a Bandeira Azul pela primeira vez em 2022.
A premiação Bandeira Azul, concedida pelo Júri Internacional do programa, através da Foundation for Enviromental Education (FEE), é baseada em rigorosos critérios que avaliam gestão ambiental, qualidade da água e infraestrutura turística.
As praias e marinas de cidades como Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Itá, Penha e São Francisco do Sul foram reconhecidas, refletindo os contínuos esforços de preservação e promoção do turismo sustentável no estado.
Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, destacou o protagonismo de Santa Catarina no avanço da premiação e disse que o Estado é um exemplo nacional de preservação ambiental e turismo sustentável.
“A premiação de suas praias reforça o compromisso das iniciativas locais em seguir as práticas globais de sustentabilidade. A Bandeira Azul vai além de um selo de qualidade; ela reconhece destinos alinhados com os mais altos padrões internacionais. Essa premiação não só atrai turistas comprometidos com a preservação, mas também impulsiona a economia regional, gerando emprego e renda para as comunidades locais”, afirmou.
O Júri Internacional
Neste ano, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul contou com a participação de organizações internacionais renomadas, como a FEE – Foundation for Environmental Education; IUCN – International Union for Conservation of Nature; UNESCO – United Nations Educational Scientific and Cultural Organization; EUCC – European Union for Coastal Conservation; European Environment Agency; UNEP – United Nations Environmental Program; WTO – World Tourism Organization; WHO – World Health Organization; ILS – International Life Saving Association; ICOMIA – International Council of Marine Industry Association; ENAT – European Network for Accessible Tourism e WCA – World Cetacean Alliance.
Os locais aprovados seguem rigorosos critérios, que devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o prêmio Bandeira Azul, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para seus visitantes.
Neste ano, a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul será realizada no dia 1º de novembro, em Salvador. Ano passado, a cerimônia aconteceu em Balneário Camboriú.
Praias Bandeira Azul
Renovações:
- Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
- Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari – BA
- Praia da Viração, Salvador – BA
- Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
- Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
- Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
- Praia da Azeda Azedinha, Armação de Búzios – RJ
- Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
- Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
- Praia do Sossego, Niterói – RJ
- Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ (Trecho Nelson Mandela)
- Prainha, Rio de Janeiro – RJ
- Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeia – RJ
- Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ
- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
- Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
- Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
- Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC
- Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
- Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
- Praia da Conceição, Bombinhas – SC
- Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
- Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
- Prainha de Itá, Itá – SC
- Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
- Praia da Saudade, Penha – SC
- Praia Grande, Penha – SC
- Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
- Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
- Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
- Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
- Praia do Tombo, Guarujá – SP
Primeira temporada:
- Praia de Tucuns, Armação de Búzios – RJ
- Praia Lagunar Caiçara, Arraial do Cabo – RJ
- Praia de Grumari, Rio de Janeiro – RJ
- Praia Central, Balneário Piçarras – SC
- Praia das Cordas, Governador Celso Ramos – SC
Marina aprovadas:
Renovações:
- Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA
- Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
- Iate Clube de Santos, Angra dos Reis – RJ
- Tedesco Marina, Balneário Camboriú – SC
- Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis – SC
- Marina da Conceição, Florianópolis – SC
- Marina Itajaí, Itajaí – SC
- Iate Clube de Santos, Guarujá – SP
- Voga Marine, Ubatuba – SP
- Marina Kauai, Ubatuba – SP
Primeira Temporada:
- Marina VillaReal, São Francisco do Sul – SC.