Em sua palestra sobre ‘Marketing e promoção turística nos municípios’, no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC), nesta quarta-feira (6), o prefeito Fabrício Oliveira apresentou as principais ações realizadas que contribuíram para destacar Balneário Camboriú entre os principais destinos turísticos do país.
“A vida dos brasileiros acontece nos Municípios e recebemos hoje em nossa cidade prefeitos, secretários e servidores de todas as cidades de Santa Catarina para discutir assuntos que melhoram a vida das pessoas e Balneário Camboriú apresenta neste grande evento os projetos que tem dado certo”, disse o prefeito.
Antes do prefeito, a turismóloga, mestre em Administração e especialista em marketing, Maitê Uhlmann, falou sobre ações de Marketing de Destino.
O alargamento da faixa de areia foi o principal investimento apresentado pelo prefeito que explicou todo o processo de realização e os benefícios trazidos à cidade. Ele também destacou o projeto de reurbanização da orla, mencionando os investimentos através de outorgas onerosas.
Fabrício apresentou detalhes sobre cada ação executada.
Acompanhe as ações destacadas, apresentadas no painel
- Alargamento da faixa de areia;
- Reurbanização da orla;
- Balneário Camboriú com 100% de saneamento:
- Bandeira Azul em Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho;
- Diversas atrações turísticas: ele citou os parques temáticos e a FG Big Wheel.
- Réveillon em Balneário Camboriú com mais de 1 milhão de pessoas e o maior show de drones da América Latina.
- BC Investimentos, com objetivos de liquidez, atração de investimentos, resultados financeiros, infraestrutura e flexibilidade de negociação.
- BC Inova: tem como objetivo atrair investimentos e fomentar o empreendedorismo inovador em Balneário Camboriú (com projetos em desenvolvimento através do BC Invest).
- Segurança Pública: ele mencionou as operações Lei e Ordem, a urbanização de vias anteriormente conhecidas como pontos de tráfico de drogas, como a Av. Ecoparque no bairro dos Municípios. Também falou sobre a revitalização de espaços antes ocupados para uso de drogas, citando o Beco do Brooklin, que se tornou um painel artístico a céu aberto e um ponto bastante frequentado pelo comércio local.
- Mobilidade Urbana: falou sobre o ônibus tarifa zero e a ampliação de linhas e horários, além de projetos de incentivo à micromobilidade.
- Desenvolvimento Humano: mencionou as ações contra a Covid-19 citando o hospital da Covid, a diminuição do índice de suicídios durante sua gestão, o Centro de Inteligência Emocional Casa da Família (Central dos Abraços) e o programa Abraço.
- Complexo Neurossensorial Casa do Autista.
Na sequência, o prefeito destacou os prêmios de reconhecimento das ações executadas:
- 1º lugar em metro quadrado mais valorizado do Brasil (
- 1º lugar em Meio Ambiente e Governança (Smart Cities 2022).
- 1º lugar em Segurança nas cidades com até 500 mil habitantes (Smart Cities 2019).
- 1º lugar em Qualidade de Vida e Sustentabilidade (Revista IstoÉ).
- 1º lugar no Brasil em Meio Ambiente (Smart Cities 2022).
- Mais de 5 milhões de visitantes no ano – um dos principais polos turísticos do Brasil.
- Três praias com o selo internacional Bandeira Azul.
- 2ª melhor cidade do Brasil em Governança e Mobilidade (Smart Cities 2021).
- 4ª melhor cidade do Brasil para se viver pela ONU.
- Cidade com maior índice de emprego do Brasil (96,1%) (Smart Cities 2020).
- Top 10 cidades do Brasil em Saúde e Urbanismo (Smart Cities 2021).
Programação de quinta-feira
A programação desta quinta-feira (7) iniciou às 9h com a palestra do bacharel em direito e comentarista político Caio Coppola no palco principal.
O prefeito Fabrício Oliveira irá participar de um segundo painel, neste segundo dia de evento, que será mediado pela prefeita de Urupema, onde o tema será “Rede de prevenção de desastres – FECAM” e terá participação do engenheiro João Luiz Demantova, consultor de projetos e coordenador do Projeto PROMOBIS do CIM-AMFRI.
Abertura oficial
A abertura oficial do evento, nesta quarta-feira (6), no Centro de Eventos Júlio Tedesco, contou com a presença do governador de Santa Catarina Jorginho Mello, do presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e prefeito de Gaspar Kleber Wan-Dal, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), deputado Mauro de Nadal, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SE), Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Maria do Rocio Luz, do diretor de assuntos federativos da Presidência da República, Thiago Braga, além do prefeito Fabrício Oliveira que também coordena o COMAC-SC, e representantes de associações, secretários de estado e de municípios.
O COMAC-SC segue até a sexta-feira (8).