A Fundação Cultural de Balneário Camboriú divulgou, nesta sexta-feira (1°), as 30 composições que vão ser apresentadas no 13º Festival da Canção da cidade, de 28 a 30 deste mês, no Teatro Municipal Bruno Nitz, com entrada gratuita.
As canções foram selecionadas pela Comissão de Triagem, composta por pareceristas da área de música credenciados pela Fundação Cultural, após a avaliação de 158 trabalhos (que tiveram a inscrição validada).
Na lista das classificadas, há composições de Balneário Camboriú (oito), Blumenau (duas), Camboriú (três), Chapecó (uma), Florianópolis (oito), Gaspar (uma), Itajaí (três), Itapoá (uma), Palhoça (uma), São José (uma) e Santa Rosa do Sul (uma).
Neste ano, além do aumento do número de inscrições (em 2023, foram 102 canções inscritas), cresceu a quantidade de notas altas. Oito trabalhos receberam nota dez da Comissão de Triagem em 2024 (em 2023, dois obtiveram a nota máxima). A nota de corte também está mais elevada (8,9), outro indicativo da melhora na qualidade das canções (no ano passado, a última composição selecionada recebeu nota 7,3).
A presidente da Fundação Cultural da cidade, Denize Leite, destacou as várias notas 10 que os concorrentes receberam e disse que está ‘bem feliz’ com o andamento do Festival até o momento.
“Na quinta-feira (31), quando fizemos reunião com a comissão, tivemos a notícia do produtor, Luciano Candemil, que tivemos vários 10, inclusive o mesmo compositor concorrendo com dois 10 e teve que escolher qual canção concorrerá, pois não pode ter duas do mesmo. Posso dizer que a régua está muito alta, agora a próxima etapa, semana que vem, é o sorteio de segunda e primeira noite de apresentações. Estamos bem felizes, a cada ano melhora… vai ser um verdadeiro show, com várias cidades contempladas e mais uma grande entrega da Fundação Cultural, para fechar com chave de ouro”, afirmou.
Com entrada gratuita, o festival será de 28 a 30 de novembro de 2024, a partir das 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz. Nos dias 28 e 29, ocorrerá a fase eliminatória, com a apresentação de 15 composições em cada dia (saiba mais abaixo). Dez irão para a final, dia 30 de novembro. Uma Comissão Julgadora avaliará as canções nas fases eliminatória e final.
O festival vai premiar os três primeiros colocados com dinheiro. A soma dos valores é superior a R$ 55 mil. Já melhor intérprete, melhor instrumentista, melhor letra, melhor arranjo, artista revelação, banda revelação e melhor artista solo ganharão troféu.
A lista pode ser conferida no site https://culturabc.com.br, onde estão também orientações aos classificados, mas o Página 3 reproduz abaixo: