A peça “Bar Teatro Avenida”, um resgate das raízes culturais de Balneário Camboriú, estreia neste final de semana (sábado e domingo, dias 7 e 8), às 18h, no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Com entrada gratuita, o público é convidado a contribuir com 1kg de alimento não perecível.
Em “Bar Teatro Avenida”, o palco se transforma em um refúgio de histórias, sonhos e desafios. Seu Marcelino, dono de um singelo bar “pé na areia” do fim da década de 50, enfrenta desafios e ameaças de perder este local de amparo para os trabalhadores da região.
Enquanto os frequentadores compartilham risos, canções e angústias, nasce uma união coletiva para salvar o bar.
Entre arte, gincanas, confissões e esperança, surge a reflexão sobre o verdadeiro significado da palavra “progresso”.
A peça celebra a força da cultura, que, como o Bar Teatro Avenida, nunca se deixam apagar.
Homenagem a Balneário sessentona
A produção, realizada pela Primo Atto Produções e um coletivo de artistas locais, homenageia os 60 anos da cidade e o histórico Bar Teatro Avenida, marco cultural e ponto de encontro dos primeiros movimentos artísticos da região.
O antigo bar, de propriedade de Seu Marciano Silva, era localizado onde hoje se encontra o Hotel Marambaia.
Tudo começou com pesquisa do ator Luciano
O projeto teve como ponto de partida a pesquisa histórica realizada pelo ator Luciano Pedro Estevão, autor do livro “A História do Movimento Teatral de Balneário Camboriú”, escrito com o apoio de Rita Duarte e patrocinado pela LIC em 2023.
A obra foi fundamental para resgatar as memórias culturais da cidade e inspirar a criação do espetáculo, que celebra a riqueza artística local e os pioneiros da cena teatral de Balneário Camboriú.
Força coletiva ganha destaque
A direção geral é de Monique Neves, Direção Musical de Bruna Pierami, roteiro de Monique Neves, Potyra Najara e Fábio Aurélio Castilho, com um elenco de mais de 20 artistas representantes de vários coletivos artísticos atuantes na cidade, o espetáculo une teatro, música e dança.
A diretora geral Monique Neves destaca a força coletiva que move o espetáculo que, segundo ela, é uma celebração única da história, construída com o talento e a dedicação de mais de 20 artistas locais.
“Essa união representa a riqueza cultural de Balneário Camboriú e mostra como, juntos, podemos manter viva a memória e a arte da nossa cidade. Cada cena, cada música, é fruto desse trabalho colaborativo, que transforma o palco em um verdadeiro mosaico de emoção e pertencimento”, diz Monique.
A diretora musical Bruna Pierami, responsável pela trilha sonora original, complementa:
“Criar a música para esse espetáculo foi como dar voz ao passado e ao presente da nossa cidade. É emocionante traduzir em melodias as histórias e os sentimentos que fazem parte de todos nós”, afirma.
Os ensaios para o espetáculo estão acontecendo semanalmente na Escola Pra Dança, onde o elenco se prepara intensamente para entregar uma apresentação inesquecível.
Com coreografias assinadas por Waldir Coral e o apoio técnico dos bailarinos José e Roberta Guimarães, o espetáculo promete encantar pela harmonia entre movimento e emoção. Os figurinos, desenvolvidos por Lenita Novaes e Isadora Bittencourt, e o cenário assinado por Rafael Cubamagic, complementam a grandiosidade da produção, que ainda conta com iluminação de Cristiano Garcia e músicas originais criadas por Bruna Pierami com trilha sonora de Tricorde Criações de Música, garantindo uma experiência rica e imersiva ao público.
Como parte do processo de preparação do elenco, foram realizadas oficinas de capacitação artística, abrangendo modalidades como teatro, dança, música e maquiagem cênica. Ministradas por profissionais renomados como: Bárbara Biscaro, Bia Mattar e Fabio Hostert.
Para essas atividades também abriram vagas para a comunidade, promovendo um intercâmbio cultural e artístico. Essa iniciativa não apenas aprimorou o desempenho do elenco, mas também ofereceu ao público interessado a oportunidade de vivenciar o processo criativo, fortalecendo os laços culturais e democratizando o acesso à formação artística em Balneário Camboriú.
O projeto é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), através da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal. Com acessibilidade garantida, incluindo intérpretes de Libras e espaço adaptado para cadeirantes, o projeto reafirma o compromisso com a inclusão e a democratização da cultura.
Além das apresentações, o projeto inclui um minidocumentário sobre o processo criativo, executado pela Rogue Productions. Terá também rodas de conversa com o elenco após os espetáculos e arrecadação de alimentos para apoiar a comunidade local.