Na tarde de terça-feira (26), na igreja Embaixada do Reino de Deus, em Balneário Camboriú, 1.006 alunos de diversas escolas se formaram no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que é realizado pela Polícia Militar.
Segundo a PM, a formatura faz parte das atividades do PROERD, programa que atua na educação e prevenção à violência e ao uso de drogas. Com essa nova turma de ‘formandos’, o programa ultrapassa a marca de 37 mil alunos formados no município.
O PROERD visa conscientizar os jovens sobre os perigos das drogas e promover um estilo de vida saudável e longe da violência. Durante o curso, os estudantes participam de atividades educativas, palestras e dinâmicas que ensinam a importância de tomar decisões conscientes e seguras.
Autoridades locais e da Polícia Militar participaram da cerimônia. O programa já existe há mais de 20 anos e segue como referência. Ele tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países. No Brasil chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e em SC em 1998. Desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.