Quem visitar a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus professor Edison Villela em Itajaí, poderá conferir quatro pinturas alusivas aos 60 anos da Instituição, celebrados em 2024.
As ilustrações têm autoria dos artistas vencedores do Concurso Nacional de Muralismo, atividade que integra a programação do 20º Festival Cultural Univali. As produções artísticas foram realizadas na segunda, 18, e as obras ficarão expostas ao público no Setor C.
O Concurso Nacional de Muralismo recebeu 28 propostas para ilustrar o espaço, localizado próximo à piscina da Univali. As obras foram executadas pelos artistas José Malinoski, Diego José Koraleski, Jorge Andrés Castro Ortiz e Diego Prosa. A atividade foi realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (FIC), com aporte do grupo Muller, via isenção fiscal. Os projetos foram selecionados por uma curadoria especializada e levaram em conta a temática 60 anos de Educação, Ciência e Cultura.
Durante o processo de execução das pinturas, alunos de escolas públicas e da APAE foram convidados para acompanhar a atividade e interagir com os artistas e participar de oficinas artísticas de música, dança e teatro. Uma cerimônia de abertura da exposição e uma roda de conversa, entre os artistas e o público, também fizeram parte da programação.
Saiba mais
O artista Diego Prosa veio de Curitiba para a execução do mural e conta que o processo de criação envolveu uma ampla pesquisa sobre a Univali e a construção de um personagem que representasse todas as pessoas.
“Eu ainda não conhecia de perto a instituição, então, pesquisei a fundo sobre a história da Universidade e escrevi elementos que a representassem. Ilustrei um personagem na cor roxa, pois acredito que a Instituição representa todas as pessoas. Então ele é a cor que você quiser, um desenho que representa todos. Posso dizer que o meu trabalho tem um estilo mais cartoon, no qual gosto de me comunicar com todos, desde as crianças, que ainda não sabem ler, até um senhor de 80 anos de idade, que não consome este tipo de arte. Eu busco criar algo que seja o mais universal possível.”, conta.
A obra de Diego José Koraleski, morador de Barra Velha, mistura elementos que remetem ao conhecimento.
“Nessa proposta eu trago engrenagens, planetas, átomos, uma lâmpada, que remete a ideia, livros e também o registro dos 60 anos. Eu quis trazer para o mural uma pegada meio high-tech e retratar uma explosão de conhecimento, que é bem o que a Univali representa.”, conta o artista, que já foi aluno do Colégio de Aplicação da Univali (CAU).
O colombiano Jorge Andrés Castro Ortiz aplicou a técnica de realismo no mural da Univali.
“Eu busquei expressar uma enfermeira estudando, para representar a ciência e a cultura da aprendizagem, eu quis mostrar na minha arte a importância de adquirir conhecimento”, relatou.
Morador de Joinville, o artista José Malinoski tem a natureza regional como inspiração para as suas criações.
“Eu trabalho muito com a natureza tropical, trazendo elementos da nossa Mata Atlântica. Eu busco ao máximo regionalizar e também trabalho muito com animais tropicais, com folhagem, com uma paleta de cores que já é bem característica do meu trabalho, referências que trouxe também para este mural. Estou bem feliz de estar executando essa obra aqui na Univali, que fará parte principalmente do convívio dos alunos e dos profissionais que trabalham aqui”, comentou.
Texto: Carina Carboni Sant’Ana/Comunicação Univali