A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizou, nesta última semana, a sessão solene de entrega das premiações do 8º Concurso Estudante Cidadão de Desenho e Redação. Foram premiados os estudantes finalistas e seus professores orientadores em cada categoria e ano do ensino fundamental, além do Centro Educacional Municipal (CEM) Nova Esperança, que venceu na categoria Escola Cidadã (pelo segundo ano consecutivo). A classificação dos alunos em 1º, 2º e 3º lugares foi revelada durante a solenidade (confira ao final da matéria).
Nesta 8ª edição do Concurso Estudante Cidadão, as 16 escolas participantes mobilizaram seus alunos sobre o tema: “60 anos de Balneário Camboriú: Por que é importante conhecer nossa história?”. Todos os desenhos e redações (narrativas e dissertativas) deveriam seguir esse assunto. Na Etapa Escolar, foram realizados mais de 5.000 trabalhos, entre desenhos e redações. Já na Etapa Municipal, as unidades de ensino selecionaram e inscreveram 98 trabalhos, que foram analisados pela Comissão de Avaliação e Julgamento, para classificação dos finalistas em cada categoria dos desenhos e redações.
A comissão atua voluntariamente, e foi composta, neste ano, por Flaiane Antunes Lizote, Helen Francine Marin Thives, Mari Célia Junkes, Miguel Angel Schmitt Rodriguez e Renata Rutes – esta última é jornalista e repórter do Página 3.
Renata contou que foi ‘inspirador’ avaliar as redações e desenhos e que percebeu que foram produzidos com muito cuidado e dedicação.
“Ver o talento, a criatividade e o olhar sensível dessas crianças e adolescentes sobre os 60 anos de Balneário Camboriú me encheu de esperança e orgulho. Como jornalista e alguém que também descobriu a paixão pela escrita ainda jovem, posso dizer que foi nas redações escolares que encontrei meu caminho para o jornalismo”, afirmou.
A repórter do jornal também falou sobre os ‘bastidores’ da premiação. Renata foi chamada para compor a mesa, junto com o vereador Victor Forte, que presidiu a sessão, a presidente da Câmara Mirim, vereadora mirim Danyella Mafra, o secretário municipal de Educação de Balneário Camboriú, Otto Alfonso Thiel e o diretor-geral do Grupo Oceanic, Cristiano Schaefer Buerger Filho, que cedeu os prêmio.
“Pude ver bem de perto a reação de cada aluno e seus professores quando eram chamados para saber em qual colocação ficaram (só foram chamados os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria) e estavam todos ansiosos e muito felizes por estarem ali. Espero que esse concurso continue, pois é um incentivo aos alunos a explorar essa curiosidade, a vontade de se expressar e de conhecer mais sobre a história de Balneário Camboriú”, completou.
Os alunos classificados em 1º lugar em todas as categorias foram premiados com um tablet e um passaporte da diversão do Grupo Oceanic (com acompanhante), e os classificados em 2º e 3º lugares, com um leitor de livro digital e um passaporte da diversão. Os professores orientadores dos alunos classificados em 1º lugar receberam um leitor de livro digital e um passaporte da diversão, e os professores orientadores dos alunos classificados em 2º e 3º lugares, um passaporte da diversão.
Todos os alunos classificados do 1º ao 3º lugares ainda ganharam medalhas de mérito, e os professores orientadores, diplomas expedidos pela Câmara. A escola vencedora da categoria Escola-Cidadã foi premiada com uma TV grande de tela plana e um diploma. Os desenhos e redações vencedores ficarão expostos no Espaço Cultural Vereador Sérgio Paulo Girardi, no hall do Legislativo, até o dia 29 de novembro.