O Instituto Rogério Rosa (IRR), em parceria com o Grupo EMBRAED, realiza neste sábado (9), das 9h às 12h, a segunda edição do Circuito do Meio Ambiente, com o tema central “Reduzir, Reutilizar, Reciclar”.
O evento gratuito será realizado no Lounge da EMBRAED, na Avenida Atlântica, 5320, com objetivo de promover a conscientização sobre práticas sustentáveis.
A programação inclui palestras educativas sobre reciclagem, economia solidária e responsabilidade individual no futuro do planeta, além de exposições de produtos ecológicos, apresentações artísticas e atividades recreativas para crianças. Haverá também a distribuição de 1.500 mudas de plantas aromáticas, como manjericão, alecrim e hortelã. Crianças da Escola de Música de Camboriú farão uma apresentação musical na abertura e no encerramento.
“Diante das mudanças climáticas que têm afetado drasticamente o planeta, promover eventos como o Circuito do Meio Ambiente contribui para sensibilizar a comunidade sobre o porque de adotar práticas sustentáveis no dia a dia. Pequenas ações, como a separação correta dos resíduos e o consumo consciente, podem gerar grandes impactos na preservação ambiental e na construção de um futuro mais responsável,” destaca Esther Fregossi, coordenadora do Instituto Rogério Rosa.
A programação do evento inclui uma série de mini-palestras voltadas à educação ambiental. A Credifoz apresentará o tema “Riqueza Compartilhada – educação ambiental para crianças e adolescentes”.
A empresa Ambiental abordará “A importância da separação de resíduos e reciclagem”, com destaque para práticas essenciais para um descarte correto e sustentável.
A ATL Global discutirá “O meu papel na construção de um futuro sustentável”, explorando como atitudes individuais podem fazer a diferença.
A Ecolocal vai falar sobre “Das ondas à sustentabilidade: a inovação da reciclagem de plásticos retirados dos oceanos”.
A palestra da Embraed terá como tema principal “Compromisso com a sustentabilidade na construção civil”.
Além das palestras, o evento contará com exposições de produtos sustentáveis de diferentes expositores.
Entre eles, o Instituto Fruto das Mãos, que promove o conceito de lixo zero; a AMA Litoral, com produtos que incentivam a inclusão na estamparia; a ATL Global, que apresentará iniciativas voltadas ao combate do lixo marinho; Roseni Salete dos Santos, com artesanato feito a partir de couro de peixe; e a Casa de Música, que trará o projeto Macramê.
“Queremos reforçar o convite para que as famílias participem e vivenciem esse momento de conscientização e aprendizado sobre sustentabilidade. Cada família que se junta a nós fortalece o compromisso com um futuro mais verde e sustentável para as próximas gerações”, afirma a coordenadora do Instituto Rogério Rosa.
Sobre o Instituto Rogério Rosa
Criado em 2019, o IRR é uma organização sem fins lucrativos, responsável pela gestão, desenvolvimento e coordenação dos investimentos socioambientais e culturais, cuja mantenedora é o Grupo EMBRAED.
Tem como missão criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de pessoas e do território de Balneário Camboriú e região, utilizando como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU e indicadores atualizados da região, além da articulação com organizações locais. Nasceu da visão do fundador da EMBRAED, Rogério Rosa, que sempre teve um envolvimento intenso com a comunidade e recebeu seu nome em homenagem. Mais informações: https://institutorr.org/